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01/02/2021 Undime RN

Escolas públicas retomam atividades para concluir o ano letivo de 2020

Atualizado dia 02.02.2021 às 9h17

As escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte estão se organizando para retomada das atividades escolares, a fim de cumprir o calendário letivo de 2020, que sofreu diversas alterações em função da pandemia. No formato remoto ou híbrido, dos 167 municípios potiguares, 96 retomaram as atividades neste dia 01 de fevereiro. A expectativa é de que em abril 100% das aulas estejam ocorrendo em um dos formatos. Esse levantamento foi feito pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN).

Das 96 cidades que retornaram hoje, 01 de fevereiro, seis cidades iniciaram de forma híbrida. É o caso dos municípios de Luís Gomes e Major Sales, que já realizavam as aulas neste formato desde o ano passado, e agora o município de Serrinha, Alto do Rodrigues, Santana do Seridó, Jandiá e Doutor Severiano.

A Undime/RN tem orientado que a retomada das aulas seja planejada pelas Secretarias Municipais de Educação com base nas “Diretrizes para retomada das atividades escolares nos sistemas estadual e municipal de ensino do Rio Grande do Norte”, apresentado pelo Comitê de Educação para Gestão das Ações de Combate à Pandemia da COVID-19, em setembro de 2020. O documento foi aprovado pelo Comitê de Especialistas organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) para o enfrentamento da pandemia pela COVID-19, sendo referência para as intuições públicas e privadas de todo o RN.

Em Luís Gomes, por exemplo; dos 1.616 alunos matriculados, apenas 164 estão no sistema híbrido, que ocorre de forma escalonada. Os estudantes são do 5º ano do ensino fundamental. De acordo com a Secretária Municipal de Educação da cidade, professora Ana Gracilda, a experiência da retomada tem oportunizado um acompanhamento mais acolhedor aos estudantes da rede.

Já na cidade de Major Sales, dos 972 estudantes, 54 voltaram às salas de aula no mesmo formato. Desde o ano passado a cidade realiza atividades híbridas, realizando quinzenalmente testagem aos estudantes e profissionais que estão trabalhando na unidade de ensino. “Estamos seguindo desde o ano passado os protocolos de biossegurança e testar os estudantes e os profissionais é uma garantia a mais. Sabemos que o momento é desafiador, mas não podemos deixar nossos estudantes sozinhos nesta”, garante a Secretaria de Educação do município.

Em Serrinha, a Secretaria de Educação definiu o retorno híbrido de todas as etapas, exceto a creche. O protocolo definiu o retorno a estudantes partir dos 04 anos de idade. Assim, o retorno ocorre com pré-escola, ensino fundamental regular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cidade atende na rede municipal 1.300 alunos, e 1.050 estão nas atividades híbridas, os outros 250 em atividades remotas.

Para Josué de Medeiros, Dirigente Municipal de Serrinha “Só foi possível o retorno presencial pelo fato de ter construído o planejamento com intenções práticas e apoio incondicional do Prefeito, enquanto chefe do Executivo para organização da metodologia, contratação para compra de EPIs e adequações estruturais das escolas. O que temos hoje já estava pronto em agosto de 2020”, analisa o professor.

Para o presidente da Undime/RN, é importante que Secretarias de Educação e escolas façam o retorno de forma segura. “Quem está tendo condições sanitárias e estrutural está se aplicando o retorno. Pode parecer pouco uma escola voltar com 30%, mas para nós, que fazemos a educação sabemos o quanto é importante essa retomada, nossa comunidade escolar precisa – com segurança do acesso e a permanência ao ensino e aprendizagem. Não podemos deixar ninguém para trás. E o desafio está aí, em resgatar quem desistiu do ano letivo”, declara o professor Alexandre Soares.

Ficou em dúvida sobre o ensino híbrido escalonado? Acompanhe!

O ensino híbrido é o formato de atividades presenciais e não presenciais. Profissionais utilizam de vários canais de comunicação para essas atividades, algumas delas atividades impressas.

As atividades escalonadas ocorrem com parte dos estudantes em sala de aula e outras em casa. O objetivo do revezamento é evitar aglomerações no ambiente escolar. Nesse formato forma os estudantes se beneficia das interações sociais, vivência em comunidade e acompanhamento dos professores, e também usufrui de todas as facilidades e ferramentas adotadas por cada unidade de ensino. 


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