Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Destaque > Prorrogados os prazos para adesão ao programa Mais Alfabetização

Todas as notícias Categorias

01/03/2018Undime

Prorrogados os prazos para adesão ao programa Mais Alfabetização

O Ministério da Educação prorrogou até a próxima segunda-feira, 5, o prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Mais Alfabetização. O prazo das escolas se encerra na terça, 6. A adesão pelas secretarias deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e a confirmação da adesão ao programa pelas escolas deve ser realizada pelo PDDE Interativo.

O MEC decidiu prorrogar os prazos em razão de inconsistência no sistema PDDE Interativo ocorrida, especialmente, no último dia de adesão das redes ao Programa Mais Alfabetização.

Na primeira etapa de adesão, o secretário estadual, municipal ou distrital deve indicar as unidades escolares que poderão participar do Programa, além de indicar o Coordenador no âmbito da Secretaria.

Na segunda etapa de adesão, as unidades escolares devem indicar, no plano de atendimento, o quantitativo de turmas para quais serão repassados recursos destinados ao ressarcimento das despesas do Assistente de Alfabetização, limitado ao número total de turmas com, pelo menos, 10 matrículas de 1º ano e 2º ano do ensino fundamental registradas no último censo escolar e considerando a manifestação dos professores alfabetizadores.

A expectativa do programa é atender a 4,2 milhões de alunos em aproximadamente 200 mil turmas espalhadas pelo Brasil. O Mais Alfabetização foi criado pelo MEC com o objetivo de apoiar escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental.

O Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). O conjunto de iniciativas terá investimento total de R$ 523 milhões.

Clique aqui para acessar a Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018 que trata do Mais Alfabetização.

Clique aqui para conferir o ofício que trata da prorrogação.

Fonte: MEC com adaptações

https://goo.gl/nPKNFn

(Atualizado em 1º/3/2018, às 15h51)


Parceria institucional