Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime/RN discute retomada das aulas no formato híbrido com a Femurn

Todas as notícias Categorias

02/02/2021 Undime RN

Undime/RN discute retomada das aulas no formato híbrido com a Femurn

Na manhã desta terça-feira (02), Alexandre Soares, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN), foi recebido na Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) pelo prefeito de São Tomé, e então presidente da instituição, Anteomar Pereira, "Babá", para discutir estratégias de retomada das atividades escolares de forma híbrida. A reunião teve início com o professor Alexandre apresentando o levantamento realizado pela Undime/RN, mostrando que dos 167 municípios potiguares, 09 cidades retornaram as atividades no formato híbrido; 62 retornaram de forma remota, e as outras 97 devem iniciar o ano letivo em formato remoto ou híbrido até abril deste ano.

A conversa seguiu com o presidente da Undime/RN reforçando a necessidade da Femurn orientar os/as prefeitos/as a dar maior celeridade na organização e aplicação dos protocolos de biossegurança nos territórios. Essa medida extremamente importante para evitar a evasão escolar dos estudantes e garantir o retorno gradual e seguro das atividades escolares. Segundo Alexandre, “os estudantes estão há muito tempo longe do ambiente escolar; e é a escola o lugar onde o processo de ensino-aprendizagem consegue ser mais harmônico, e menos desigual. Além disso, com o fim do auxílio emergencial muitas crianças estão desassistidas”.

A Undime/RN tem reiterado que a retomada das aulas seja planejada pelas Secretarias Municipais de Educação com base nas “Diretrizes para retomada das atividades escolares nos sistemas estadual e municipal de ensino do Rio Grande do Norte”, e na reunião propôs a Fermurn que a oriente os/as prefeitos/as a realizarem as adaptações de biossegurança nas unidades de ensino o mais rápido possível. Só assim, os estudantes e profissionais da educação básica terão condições para o retorno gradual e seguro. E reforçou a importância do diálogo permanente entre as instituições.

Para o presidente da Femurn, o encontro com a Undime/RN é um importante passo para consolidar as recomendações para o retorno às aulas. De acordo com Babá, “nossa instituição vai dialogar com os/as prefeitos/as, para que os municípios com condições sanitárias, econômicas e físicas promovam o retorno híbrido. E, para quem ainda infelizmente não tem, orientaremos para que sigam preparando as unidades de ensino. Quando a situação epidemiológica estiver em baixa, os municípios possam retomar as aulas de forma híbrida”, disse.

O encontro entre as instituições foi encerrado com a discussão sobre o acordo feito com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer sobre o Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN). O presidente da Undime/RN informou que o regime de colaboração entre estado e municípios avançou bastante, e possibilitou um aumento de 6% no custo do transporte escolar. Antes, a contrapartida do estado era de R$ 3,00 por aluno, esse ano com reajuste, o valor chegou a R$ 3,70.

Participaram da reunião ainda a secretária executiva da Undime-RN, Euba Reis; a Dirigente Municipal de Educação de São Tomé, Ana Edileuza; o  diretor geral da FEMURN, Fábio Dantas; e o prefeito de Vera Cruz, Marcos Cabral.

Veja o pronunciamento dos presidnetes, aqui


Parceria institucional