Você está aqui: Página Inicial > Notícia > População do RN poderá participar de consulta pública sobre documento curricular da educação Infantil e do Ensino Fundamental

Todas as notícias Categorias

02/08/2018 Undime RN

População do RN poderá participar de consulta pública sobre documento curricular da educação Infantil e do Ensino Fundamental

Atualizado às 23:59/03 de agosto

Potiguares dos 167 municípios são convidados de 03 a 31 de agosto a participar da Consulta Pública da versão preliminar do Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do RN. O Documento servirá de referência para as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o RN conta com 621.670 estudantes nas escolas públicas e privadas. E são para elas que se destina o novo documento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente à educação básica foi homologada pelo Ministério da Educação no final do ano passado, e a partir daí que pela primeira vez a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed-RN) firmaram em abril deste ano pela primeira vez o regime de colaboração. Momento histórico na construção de um Documento curricular elaborado em parceria, entre os entes federados e com a participação de educadores.

O documento construído até agora a várias mãos, estabelece os conteúdos mínimos que deverão ser ensinados em todas as escolas do estado. Isso influenciará na vida de 146.025 alunos da Educação infantil e 475.645 alunos do ensino fundamental, além de seus professores e a comunidade escolar onde elas vivem.

Jeane Dantas, que é professora e dirigente municipal de educação em Ipanguaçu e que atualmente é presidente da Undime no estado, destaca a necessidade do envolvimento de toda a sociedade, não apenas na rede pública mais também da rede privada do estado. “Esse é o momento em que os educadores do RN são convidados a contribuir com o documento curricular do RN. A consulta pública ao Documento Curricular é um dos primeiros passos para a consolidação de um currículo que atenda as necessidades e as realidades de hoje e do futuro dos estudantes potiguares”, afirma.

A participação de professores das redes federal, estadual, municipal e privadas de ensino do RN, técnicos das secretarias municipais e estadual de ensino, técnicos das Diretorias Regionais de Ensino, coordenadores polos Undime, Conselhos Municipais de Educação (Uncme), estudantes e todos os interessados que desejem contribuir na construção do documento curricular, poderá ser realizada através de link que ficará disponível em dois endereços: na página da Undime (rn.undime.org.br) e no da Secretaria Estadual de Educação (educacao.rn.gov.br). Ao acessar a página a sociedade terá disponíveis 11 links, no que se refere: Educação Infantil; Introdução do Documento Curricular do Ensino Fundamental; Arte; Ciências; Educação Física; Ensino Religioso; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa e Matemática.

A professora Andrea Carla, uma das coordenadoras dos trabalhos da equipe ProBNCC no estado, destaca que durante a consulta a cada etapa deve-se clicar no ícone em que aparece um balão. Para validar a opinião, há itens, como: pertinência e clareza; concorda parcialmente ou não concorda.Ao clicar em parcialmente ou não concorda, uma nova caixa de diálogo será aberta para que possa ser apontado o que deve ser modificado. É importante não somente explicitar o que está em desacordo, mas indicar o trecho do texto ou o item do quadro que sugere e assim, apresentar outra possibilidade de encaminhamentos”, explica Andrea.

Após o término da Consulta Pública, a equipe de currículo irá consolidar as contribuições e apresentar em novos Seminários Regionais. Após essa etapa, o Documento Curricular do RN será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para apreciação e em seguida, socializaremos no Seminário Estadual a versão final, isso deve ocorrer até dezembro desse ano.

 

Participe de nossa Consulta Pública, aqui.

 

Parceria institucional