Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime/ES debate a educação pública no contexto político e pedagógico em fórum extraordinário

Todas as notícias Categorias

03/06/2022Undime

Undime/ES debate a educação pública no contexto político e pedagógico em fórum extraordinário

 Evento foi realizado nos dias 1º e 2 de junho, em Guarapari

 

A Undime Espírito Santo realizou nos dias 1º e 2 de junho, o XVI Fórum Estadual Extraordinário da seccional a partir do tema "A educação pública no contexto político e pedagógico". O evento reuniu 260 participantes em Guarapari, município localizado a pouco mais de 50 quilômetros da capital capixaba.

No primeiro dia de Fórum a programação contemplou palestras sobre diferentes assuntos, entre eles, desenvolvimento de competências socioemocionais na escola, com Emílio Munaro; e como o ambiente pode contribuir na aprendizagem escolar, ministrada por Bruna Sardinha Belesa. Foi realizada também uma mesa de debates sobre educação especial e os desafios em sala de aula com a participação de Aparecida França Silva, Dra Maria Cristina Pimentel e Delma do Carmo Aguiar. A programação do dia encerrou com um momento de confraternização.

O segundo dia de evento foi preenchido por quatro palestras. O vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, falou a respeito do novo Fundeb e as formas de complementação (VAAF, VAAT e VAAR). Alessio apresentou um histórico sobre o fundo desde que a Emenda Constitucional 108/2020 foi sancionada e o Fundeb enfim se tornou permanente. Falou ainda dos pontos defendidos pela Undime, elencou as principais mudanças trazidas pelo novo Fundeb, até chegar às formas de complementação da União. O piso salarial dos profissionais do magistério também foi pauta no decorrer da palestra do vice-presidente da Undime.

Educação e tecnologia, saúde física e emocional pós pandemia e desafios da educação do campo foram alguns dos outros assuntos abordados no segundo dia do Fórum. Durante os dois dias de evento os participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar visita aos estandes.

A presidente da Undime/ES, Maria Olímpia Rampinelli, Dirigente Municipal de Educação de Linhares, ressaltou a possibilidade de troca de experiências entre os participantes que o encontro proporcionou. “Tivemos recorde de público e todas as pessoas estavam muito comprometidas. Foi marcado por muita aproximação de secretários e equipes técnicas e os retornos foram muito positivos e reforçam o valor de fazer parte da Undime, enquanto instituição que ajuda na prática do dia a dia da educação. A gente volta muito enriquecido de aprendizado para nossos municípios”, explica a dirigente.

 

 

Fonte: Undime
Foto: Undime/ ES


Parceria institucional