Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-RN realiza concurso de Desenho e Escrita para escolas públicas

Todas as notícias Categorias

05/06/2018 Undime RN

Undime-RN realiza concurso de Desenho e Escrita para escolas públicas

 Professores e alunos são convidados à produção de trabalhos até dia 30 de setembro.

Pela primeira vez a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN) promove pela primeira vez o Concurso de Desenho e Escrita. A iniciativa busca estimular mais de 800 mil alunos cerca de 5 mil escolas públicas municipais e estaduais de todas as cidades do estado a desenvolverem e aperfeiçoarem habilidades dentro e fora das salas de aulas. 

O concurso nasce da Undime junto a parceiros da iniciativa pública e privada que buscam mobilizar dirigentes municipais, diretores, professores, alunos e pais para discutirem em torno do tema central proposto pelo concurso, que nesta primeira edição trás somo tema: “Educação e direitos humanos: Compromisso de todos!”.

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) os municípios potiguares apresentam resultado que oscilam de 2.7 a 5.9. Isso mostra que o estado do RN permanece com uma média de 2.8, o que reforça ainda mais a necessidade de novas políticas educacionais. 

A presidente da Undime-RN, a professora Jeane Dantas fala que o objetivo do concurso é premiar desenhos e produções textuais de alunos de escolas públicas municipais e estaduais do Rio Grande do Norte, considerando critérios e as categorias estabelecidas no edital, com objetivo de despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados educação, direitos humanos e cidadania por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais de todas as instituições de ensino no estado.

“Queremos com o concurso reconhecendo o trabalho dos professores das redes públicas da Educação Básica no Rio Grande do Norte, valorizando o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo, como os dos nossos alunos. O concurso vai possibilitar ainda conhecer e estimular novas práticas pedagógicas. Queremos saber mais sobre as atividades dentro da sala se aula”, afirma a dirigente municipal.

O concurso será dividido em quatro categorias, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: Categoria Desenho; Do 6º ao 7º ano do ensino fundamental: Categoria Conto; Do 8º ao 9º ano do ensino fundamental: Categoria Artigo de Opinião e na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA): Categoria Poema.

Euba Reis, secretária executiva da Undime-RN e presidente do concurso pontua que às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores estimula os professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular. “Propomos oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais”, frisa Euba.

O concurso será dividido em três etapas, a primeira é a escola, que selecionará internamente os trabalhos em cada categoria e enviará no prazo estabelecido para sua secretaria municipal de educação. A segunda etapa é a municipal, onde todos os trabalhos selecionados pelas escolas serão analisados por uma comissão na secretaria de educação, essa equipe selecionará os representantes da cidade para etapa estadual. E por fim, a etapa estadual, onde as secretarias de educação são responsáveis a partir de agora para enviar os trabalhos até o dia 30 de setembro para Undime, pelo site. Os desenhos e produções textuais dos 167 municípios serão avaliados por uma comissão considerando todos os critérios no edital.

Para participar as escolas precisam se mobilizar junto com as Secretarias. O edital, subsídios estão disponível no site do concurso, o endereço é: desenhoescrita.com. O resultado do concurso será divulgado no site até o dia 30 de novembro de 2018.

Serão premiados os três melhores trabalhos em cada categoria, sem distinção de posição, como categorias trabalhos do tipo “Desenho” e “Escrita”, por gênero textual, os colocados receberão tablets, livros, medalhas, certificados junto com os diretores e dirigentes dos municípios.

O Concurso de Desenho e Escrita é uma iniciativa da Undime-RNM e conta com parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF-BRASIL), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-RN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assu, FTD Educação, Café Santa Clara, Ágili Software, Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS) e a Seja Digital.

Assista como vai funcionar o concurso: https://youtu.be/WQBvXs6zZTk

Campanha do Concurso para TVs e mídias:  https://youtu.be/pWL4coP7I0c

Edital: http://www.desenhoescrita.com/


Parceria institucional