Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Prorrogado período de inscrição para o Prêmio Iberoamericano de educação intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras”

Todas as notícias Categorias

09/06/2022Undime

Prorrogado período de inscrição para o Prêmio Iberoamericano de educação intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras”

Inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de junho

 

O período de inscrição para o Prêmio Ibero-americano de educação intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras” foi prorrogado. Agora, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 17 de junho por meio do site http://cruzandofronteiras.org.br/.

O prêmio visa promover o reconhecimento de experiências educacionais de instituições públicas de educação básica que promovem a interculturalidade e o bilinguismo (português e espanhol) como formas de fortalecimento das identidades individuais e culturais de seus alunos e, por extensão, da comunidade em que estão inseridas.

Podem se inscrever iniciativas de instituições públicas de educação básica e de educação profissional e tecnológica de nível médio que promovam a interculturalidade e o bilinguismo (português e espanhol) em duas categorias:

Categoria A – projeto nacional intercultural e bilíngue; e

Categoria B (nacional e internacional) – projeto intercultural e bilíngue de fronteira entre o Brasil e os países ibero-americanos vizinhos.

Para participar a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola pelo site do prêmio. Todo o processo de inscrição deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico, inclusive a submissão de documentos.

Todas as escolas participantes receberão o certificado de participação. A primeira colocada de cada uma das cinco regiões do Brasil, as cinco finalistas de cada região e as seis escolas selecionadas na categoria B receberão o selo de Escola de Referência Nacional de Escola Intercultural e Bilíngue 2022. As escolas selecionadas poderão receber de até R$ 40.000,00. No total, serão distribuídos R$ 260.000,00 para incentivar o projeto de bilinguismo dessas escolas.

Essa é a primeira edição do Prêmio, lançada em abril deste ano. É uma ação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil e faz parte do Projeto de educação Intercultural bilíngues "Cruzando Fronteiras", uma iniciativa desenvolvida pela OEI BRASIL em parceria com Ministério da Educação e voltado ao desenvolvimento de ações coordenadas no campo da educação e cultura para promover a língua portuguesa e outras línguas da região.

Formação continuada de Professores

A OEI vai apoiar as escolas participantes do prêmio ofertando um módulo de formação continuada aos professores que irá trabalhar temas relevantes para o trabalho pedagógico relacionados à interculturalidade e o bilinguismo.

Para mais informações acesse o site: http://cruzandofronteiras.org.br/ 
Edital: http://cruzandofronteiras.org.br/edital.pdf

Fonte: OEI com adaptações


Parceria institucional