Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa do Encontro Nacional da Comissão da Infância, Juventude e Educação

Todas as notícias Categorias

10/11/2022Undime

Undime participa do Encontro Nacional da Comissão da Infância, Juventude e Educação

Evento aconteceu em Brasília e foi uma realização do Conselho Nacional do Ministério Público

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, participou, na última terça-feira (8), do Encontro Nacional da Comissão da Infância, Juventude e Educação que aconteceu na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília.

Garcia falou no painel que abordou a articulação das políticas públicas para enfrentamento da evasão escolar, recomposição das aprendizagens e sucesso escolar junto às promotoras de Justiça do Ministério Público Luciana Casarotto, do Rio Grande do Sul e Mirella Monteiro, de São Paulo. A mediação foi de Renata Cyrne, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, o presidente da Undime destacou a importância de se construir e implementar políticas públicas em regime de colaboração e falou da Busca Ativa Escolar, metodologia social e plataforma tecnológica gratuitas, que têm como objetivo identificar as crianças que estão fora da escola, acionar a rede de proteção, fortalecer a intersetorialidade e garantir a rematrícula, permanência e aprendizagem dessas crianças.

O evento aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro e teve por objetivo reunir membros do Ministério Público e de outras instituições que integram o sistema de justiça e órgãos corresponsáveis pelo atendimento às crianças e aos adolescentes para identificar convergências, compartilhar agendas, projetos e ações voltados à efetividade do direito à educação.

Por meio de painéis e conferências, foram discutidos assuntos tratados por grupos de trabalho da Comissão sobre educação, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), orçamento, convivência familiar e violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes.

Além disso, a programação contou com temas como os desafios da qualificação e do fortalecimento do Conselho Tutelar, o impacto nas políticas atuais causado pelos 200 anos de atraso educacional e a exploração do trabalho infantil no ambiente digital.

O encontro foi transmitido ao vivo pelo Youtube e está disponível no canal do CNMP.

Confira aqui o vídeo com a íntegra da transmissão do dia 8 de novembro.

Confira aqui o vídeo com a íntegra da transmissão do dia 9 de novembro.

Fonte: Undime com informações do CNMP
Fotos: Undime


Parceria institucional