Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Destaque > Notícias Undime > Gestão para a Educação Municipal: inscrição para o curso de aperfeiçoamento vai até 16 de abril

Todas as notícias Categorias

11/04/2018Undime

Gestão para a Educação Municipal: inscrição para o curso de aperfeiçoamento vai até 16 de abril

Com o objetivo de apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Gestão para a Educação Municipal (GEM). Composto de três etapas – aperfeiçoamento, especialização lato sensu em gestão da educação pública e mestrado profissional em gestão da educação municipal – o programa recebe até o dia 16 de abril inscrições para o Curso GEM de aperfeiçoamento, o primeiro do programa.

As inscrições devem ser realizadas pelos dirigentes municipais de educação, que também deverão inscrever um técnico de carreira da secretaria, pelo link http://gem.mec.gov.br/. O curso é gratuito e a expectativa do MEC é atender 11.140 dirigentes e técnicos municipais em todo o país. Até o momento 75% os municípios já realizaram a inscrição.

O curso GEM, na etapa de aperfeiçoamento, terá 100 horas de duração e será oferecido na modalidade semipresencial com duração de quatro meses. A previsão é de que as aulas iniciem em abril, e os encontros presenciais, que totalizam 24 horas, ocorram nas capitais.

O curso é dividido em quatro eixos: liderança e gestão; introdução ao sistema municipal de ensino e principais marcos legais; estrutura da secretaria e práticas pedagógicas; administração e gestão dos recursos financeiros.

Terminado o curso de aperfeiçoamento, os dirigentes e técnicos municipais de educação poderão dar sequência à sua formação. No segundo semestre deste ano a proposta é ofertar 250 vagas para a especialização lato sensu e outras 250 no primeiro semestre de 2019, também na modalidade semipresencial. Ao concluí-la será possível seguir para o mestrado profissional, cuja primeira turma tem previsão de abertura em 2019. O mestrado profissional em gestão da educação municipal será oferecido pela Universidade de Brasília (UnB).

Informações: centraldeorientacao@mec.gov.br e (61) 3246-9980

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional