Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Estão abertas as inscrições para o 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Todas as notícias Categorias

12/04/2021Undime

Estão abertas as inscrições para o 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Professores da Educação Básica podem se inscrever até 18 de abril para concorrer a prêmio de 10 mil reais

Educadores de todo o Brasil podem inscrever para participar do 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã, apresentando projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança), realizados entre 2019 e 2020 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser realizadas até 18 de abril no site do prêmio. O Prêmio Arte na Escola Cidadã, realizado pelo Instituto Arte na Escola, é o maior prêmio brasileiro voltado para arte-educação. Tem como objetivo ampliar a voz dos professores de Arte e generalistas que trabalham com a disciplina, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos e a comunidade escolar.

De acordo com o cronograma do Prêmio, em 23 de abril, serão revelados os projetos selecionados para seguir concorrendo ao prêmio. A divulgação dos 20 projetos finalistas acontece em 20 de agosto e, a cerimônia de premiação, em 25 de novembro. Como prêmio, o professor autor do projeto premiado de cada categoria recebe 10 mil reais e, a escola, equipamentos digitais, além de certificado e um troféu exclusivo. Todos os inscritos - premiados ou não - recebem um material educativo impresso e um percurso formativo online, inspirados na obra Parede da Memória, da artista Rosana Paulino - a artista homenageada da edição 2021.

Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola - 2020/2021 que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion; patrocínio da CSN, Maxion Wheels, Banco Bradesco, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Usiminas e VELT Partners; copatrocínio da Jandaia, Polimix  e BIC. A realização fica por conta do Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sobre o Instituto Arte na Escola 

Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira, defendendo que a arte é um objeto do saber e que desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à auto expressão e à criatividade. Desde 1989, promove as seguintes iniciativas permanentes: formação docente continuada (Rede Arte na Escola, cursos online, semi presenciais e presenciais e percursos formativos); produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores, realização do Prêmio Arte na Escola Cidadã e selo Arte na Escola (edição de materiais para educadores e alunos, em parceria com editoras).

Fonte: Instituto Arte na Escola 

 


Parceria institucional