Você está aqui: Página Inicial > Notícia > FNDE publica ofício sobre instabilidades da plataforma do PNLD Digital e possível prorrogação de prazo

Todas as notícias Categorias

14/09/2022Undime

FNDE publica ofício sobre instabilidades da plataforma do PNLD Digital e possível prorrogação de prazo

Redes de ensino têm relatado dificuldades na escolha do PNLD 2023 - Objeto 1 - obras didáticas

A Coordenação de Apoio às Redes de Ensino e a Coordenação-Geral dos Programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), informou, em ofício divulgado no dia 13 de setembro de 2022, estar ciente das dificuldades enfrentadas por algumas escolas e secretarias de educação no acesso ao Sistema PNLD Digital, plataforma que está sendo utilizada para o registro da escolha do PNLD 2023 – Obras Didáticas.

A escolha do PNLD 2023 – Objeto 1 – obras didáticas, destinado aos estudantes e professores dos anos iniciais do ensino fundamental, tem de ser realizada no período entre 5 a 16 de setembro de 2022. Considerando a instabilidade no Sistema, a autarquia informa que, se necessário, o prazo será prorrogado "de modo a garantir o direito de todas as escolas de escolher os materiais que desejam receber nos próximos quatro anos". No ofício explicam, ainda, que diante das intercorrências no acesso ao novo Sistema, o FNDE tem mobilizado as equipes técnicas para solucioná-las.

As coordenações do FNDE informam, também, que há escolas sem acesso ao novo sistema, em razão da inexistência de cadastro do diretor no PDDE Interativo. Para solucionar essa questão é importante verificar se a escola tem o diretor cadastrado no PDDE Interativo, pois o acesso ao PNLD Digital ocorre com as credenciais desse gestor escolar. Além disso, os dados dos secretários de educação também devem estar atualizados no sistema PAR 4, para, consequentemente, constar da maneira correta na base de dados do PNLD Digital.

Os dados de cadastro que necessitam de atualização no PDDE Interativo devem ser corrigidos, também, no módulo “gestão escolar” e também no “administrativo”. Isso porque, neste primeiro momento são os dados do módulo administrativo que serão refletidos no PNLD Digital. Para garantir o acesso ao PNLD Digital, é recomendável utilizar o mesmo e-mail de cadastro nos dois módulos do PDDE.

Por fim, escolas e secretarias devem ficar atentas ao portal do FNDE e às comunicações recebidas por e-mail. Novas orientações serão disponibilizadas sempre que necessário neste endereço: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/escolha-pnld-2023.

Em caso de dúvidas escolas e secretarias podem encaminhá-las para livrodidatico@fnde.gov.br ou ainda pelos telefones:  (61) 2022-5511 / 2022-5514 / 2022-5594 / 2022-5633 / 2022-5578 / 2022-5512 / 2022-5513 / 2022-5506 / 2022-5507

Clique aqui para ler o ofício na íntegra.

Para acessar o guia do PNLD 2023 - Obras Didáticas clique aqui.

Para acessar o Sistema PNLD Digital clique aqui.

 

Fonte: Undime (com informações do FNDE)


Parceria institucional