Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Confira ações para apoiar a recomposição das aprendizagens

Todas as notícias Categorias

15/06/2022Undime

Confira ações para apoiar a recomposição das aprendizagens

Ministério da Educação divulga materiais que podem ser acessados por todos os municípios

 (Foto: Freepik)

Estados e municípios têm a disposição a Plataforma de Avalições Diagnósticas e Formativas com avaliações que possibilitam a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do Ensino Médio. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) com o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens.

Segundo o MEC, em 2022, serão disponibilizados quatro ciclos de avaliação para os componentes de Português e Matemática para toda a etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Avaliações de Fluência do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Avaliações de Ciências para toda a etapa do Ensino Fundamental e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) para o Ensino Médio, Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Acesse a Plataforma em avaliacoes.mec.gov.br

Em maio, o MEC realizou I Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativas. Em dois dias de evento, o evento discutiu os resultados do Primeiro Ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas, que faz parte do plano de recuperação das aprendizagens em decorrência dos efeitos da pandemia da covid-19.

O Primeiro Ciclo das Avaliações Diagnósticas e Formativas de 2022 foi disponibilizado em março e as redes estão realizando os lançamentos dos resultados em relação aos componentes de língua portuguesa, incluindo fluência e matemática dos resultados mapeados em toda a etapa da educação Básica. Os dados desse primeiro ciclo e informações detalhadas sobre as ações do MEC foram apresentados no Fórum. O evento foi transmitido pelo canal da pasta no Youtube e pode ser assistido na íntegra:

1º dia

  2º dia

Estão disponíveis também materiais relacionados à alfabetização por meio do Sistema dos Programas de Alfabetização (SisAlfa) e, para atender do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, há no Avamec os Cadernos de Percursos Pedagógicos

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional