Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime/ PB realiza Fórum Estadual Ordinário de 2021 de forma virtual

Todas as notícias Categorias

23/04/2021Undime

Undime/ PB realiza Fórum Estadual Ordinário de 2021 de forma virtual

Dirigentes Municipais de Educação vão se reunir pelo Google Meet

No próximo dia 5 de maio a Undime Paraíba realizará seu Fórum Ordinário e, desta vez, devido à pandemia da covid-19, não será possível a realização das atividades presenciais. Diante da atual situação pela qual passa o país e o mundo, a seccional paraibana, pensado em preservar a saúde dos seus filiados, resolveu optar em fazer o fórum deste ano de forma virtual.

No período da manhã a programação é dedicada exclusivamente para os secretários de educação (titulares da pasta) dos municípios adimplentes com a anuidade 2021. A partir das 8h30 os secretários estarão reunidos de forma virtual por meio da Plataforma Google Meet. Pela manhã haverá a abertura oficial do fórum com a presença de autoridades e, em seguida, acontecerá a prestação de contas da gestão do último biênio (2019/2021). Ainda pela manhã ocorrerá o processo eleitoral para a escolha dos representantes da instituição para o próximo biênio (2021/2023). Na oportunidade, serão eleitos os secretários de educação que irão ocupar os cargos na Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Coordenação das Regionais, Delegados e membros do Conselho Nacional de Representantes da Undime.

Já no período da tarde, a partir das 14h, a programação é aberta ao público em geral pelo canal da Undime/PB no Youtube, e contará com a participação de palestrantes conhecidos no cenário nacional, a exemplo de Cleuza Repulho e Carlos Eduardo Sanches. Alguns temas das palestras no período da tarde já estão confirmados: novo Fundeb, continuum curricular, BNCC e muito mais.

Todo o evento será gratuito e, para acompanhar as palestras do período da tarde, basta se inscrever no canal da Undime/PB no Youtube e ficar atento para não perder nenhuma apresentação.

No dia 27 de março de 2021 a Undime/PB publicou no Diário Oficial do Estado da Paraíba o Edital Nº 001/2021, de convocação do Fórum Ordinário Estadual 2021 da instituição e tornou pública a intenção de realização do fórum e eleições para Diretoria e Colegiado de forma virtual.

Para garantir a lisura no processo eleitoral, a Undime/ PB adotou algumas medidas, a exemplo da nomeação de uma comissão eleitoral formada, exclusivamente, por ex-secretários de educação que atuaram na instituição e conhecem os documentos normativos da entidade. Estes ex-secretários também não podem votar ou serem votados e estão participando desta comissão de forma voluntária, assim como prevê o Regimento Interno da instituição.

Além disso, a Undime/ PB contratou uma empresa com experiência em sistemas de eleição online e irá fazer a coleta dos votos em plataforma própria, de forma individual e sigilosa. Outra medida adotada pela entidade foi a de convidar os dois postulantes ao cargo de Presidente para participarem da apresentação da plataforma de coleta de votos e sanar todas as dúvidas sobre o processo.

Com o intuito de dar mais transparência ao processo, também terá a presença de um tabelião do 5º Cartório de Registros Regina França, de Campina Grande/ PB, que acompanhará todo o processo eleitoral e elaborará uma ata notarial dando fé a todos os procedimentos e ao resultado da eleição a ser realizada no dia 05/05/2021.

A Undime/PB também elaborou um tutorial com perguntas e respostas para facilitar o entendimento do processo eleitoral deste ano. É muito importante que os DMEs filiados leiam atentamente esse material com as orientações e fiquem por dentro de tudo que irá acontecer no dia 5 de maio.  

Programação do Fórum Estadual Ordinário de 2021 da Undime/PB:

Período da manhã a partir das 08h30
(exclusivo para DMEs filiados em 2021)

8h30 – abertura do evento

9h – Processo eleitoralResponsável: Comissão Eleitoral

9h15 – Exposição das propostas dos candidatos: 
Chapa 1: Aguifaneide Gondim
Chapa 2: Michael Lopes

9h45 às 11 h15 – votação (será enviado aos filiados o código e orientações para a votação)

9h45 – Palestra: Busca Ativa Escolar

11h15 – prestação de contas da gestão 2019/2021

11h45 – Anúncio do resultado e posse dos eleitos
Responsável: Comissão Eleitoral

 

Período da tarde a partir das 14h
(aberto ao público em geral pelo canal da Undime Paraíba no Youtube)

14h – abertura

14h15 – Vídeo institucional

14h20 – Palestra “Continuum Curricular e a BNCC: o que muda?”
Palestrante: Cleuza Repulho
Mediadora: Iolanda Barbosa

16h – apresentação cultural

16h15 – Palestra “Fundeb permanente e os novos desafios das redes municipais de ensino: o que muda nas redes municipais de ensino?”
Palestrante: Carlos Eduardo Sanches
Mediador: José das Vitórias dos Santos

18h – Encerramento

 

Fonte: Undime/ PB


Parceria institucional