Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Semana de Ação Mundial 2021: estão abertas as inscrições para a maior atividade pela educação do mundo

Todas as notícias Categorias

24/03/2021Undime

Semana de Ação Mundial 2021: estão abertas as inscrições para a maior atividade pela educação do mundo

Mobilização em prol do financiamento da educação e do fortalecimento dos sistemas educacionais no contexto da Covid-19 acontece entre os dias 14 e 21 de junho. As inscrições para o recebimento de materiais e para a promoção de atividades estão disponíveis no site da SAM 2021 e nas redes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

A 18ª Semana de Ação Mundial, maior ação coletiva em prol da educação do planeta, vai acontecer entre os dias 14 e 21 de junho e está com as inscrições abertas até 14 de maio!

Desde a primeira edição da SAM, mais de 85 milhões de pessoas em todo o mundo já se mobilizaram e, apenas no Brasil, já são cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Como acontece a cada edição, haverá distribuição gratuita de materiais e certificados para as/os participantes.

Inscreva sua atividade já: a distribuição de materiais impressos é limitada às 1000 primeiras inscrições!

As inscrições para realizar uma atividade da SAM 2021 e para receber os materiais impressos gratuitamente pelos correios podem ser feitas neste link. Haverá certificado de participação mediante envio de relatório das atividades realizadas. Veja mais informações abaixo.

Financiamento e escola segura
Com o tema A educação está passando a lição: Financiamento e escola segura! Ensinar e aprender com infraestrutura!’, a SAM 2021 prioriza a necessidade de garantir segurança para o retorno às atividades presenciais nas escolas de todo o país, em cenário de pandemia de Covid-19. Para tal, será necessário mais e melhor financiamento, assim como um sistema educacional público, gratuito e inclusivo fortalecido.

É essa a demanda da Campanha Global pela Educação e também a da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no Brasil. Por isso, o chamado ao poder público para ouvir a comunidade educacional.

Com uma série de materiais disponíveis no site, como o Manual da SAM 2021, a SAM propõe temas a serem trabalhados em atividades autogestionadas realizadas por professores, famílias e responsáveis, e estudantes, toda a comunidade educacional, gestores, conselheiros, tomadores de decisão e todas as pessoas preocupadas com a garantia do direito à educação. Exigimos, juntas, financiamento para um sistema educacional público, gratuito e inclusivo, fortalecido e seguro. 

Com o contexto de pandemia, enfatizamos que as atividades devem ser feitas de forma remota.

A SAM 2021 visa exortar governos, doadores e organizações nacionais e internacionais a resolverem a falta de financiamento da educação, agravada pela pandemia Covid-19. Alerta, também, para a urgência de um financiamento público adequado para a educação, convidando o Estado a:

  1. Financiar adequadamente a educação com transparência e controle social para garantir uma educação de qualidade e o cumprimento do PNE;
  2. Promover reforma tributária que favoreça o aumento dos recursos públicos a serem destinados para a educação, por meio de sistema tributário progressivo;
  3. Promover medidas de alívio ou cancelamento de dívidas para países de renda média e de renda baixa e financiamento de 0,7% do PIB de países ricos em ajuda ao desenvolvimento;
  4. Construir e fortalecer sistemas públicos que garantam equidade e inclusão, cobrindo todas as etapas e modalidades de ensino ee combatendo discriminações por classe, raça e etnia, gênero, etárias, deficiência, entre outras;
  5. Fornecer educação pública, de gestão estatal,  gratuita e de qualidade para todas as pessoas, acabando com a tendência de privatização e comercialização da educação;
  6. Melhorar a qualidade do ensino por meio de condições de trabalho, valorização e formação inicial e continuada de trabalhadoras e trabalhadores da educação;
  7. Garantir espaços de participação e protagonismo da comunidade escolar nas decisões sobre a educação;
  8. Proteger as crianças e adolescentes de toda forma de violência, discriminação e opressão.

 

Plano Nacional de Educação
Os dias de evento também precedem a data de aniversário do Plano Nacional de Educação (PNE), dia 25 de junho de 2014, quando foi sancionado. Assim, a SAM brasileira continua dedicada, desde 2015 e até 2024, ao monitoramento da implementação do PNE, que é o nosso principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso a uma educação pública de qualidade, da creche à universidade.

Junto com os materiais disponibilizados no site da SAM, haverá uma série de cartelas do Balanço do PNE, que atualiza diversos dados educacionais e aponta patamares de cumprimento e descumprimento de cada uma das 20 metas do PNE. É também um valioso material para as atividades realizadas. Passamos da metade do período para o cumprimento das metas (2014-2024) e ainda nenhuma delas foi integralmente cumprida!

Inscreva-se na SAM 2021
Para participar, acesse o portal da SAM 2021 e baixe os materiais digitais de divulgação virtual para já começar a mobilização para suas atividades. Basta acessar a aba "Materiais". Em breve, disponibilizaremos também o Manual da SAM 2021 e mais subsídios.

Assim que realizar as atividades, o participante deve postar as fotos, vídeos e relatos! Assim como divulgar nas redes sociais usando as hashtags #SAM2021, #FinanciamentoEEscolaSegura e #EducacaoComInfraestrutura.

Certificado
Para receber um certificado de participação, a/o participante deve preencher o formulário no site www.semanadeacaomundial.org, indicando as atividades que pretende realizar com os materiais de apoio.

Logo após a Semana de Ação Mundial, a/o participante deve escrever um breve relatório das atividades realizadas, informando também o número de pessoas mobilizadas - anexando fotos e vídeos, autorizando ou negando sua divulgação. Para mais informações, escreva para sam@campanhaeducacao.org.br.

Mais informações: https://semanadeacaomundial.org/  


Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação


Parceria institucional