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26/01/2021 Undime RN

Secretarias Municipais de Educação e escolas se planejam para o retorno as aulas em fevereiro

Um levantamento feito pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN), mostra que as Secretarias Municipais de Educação planejam a retornada das aulas a partir do dia 01 de fevereiro.

 De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021, 105 cidades devem retornar as atividades de forma gradual utilizando a estratégia híbrida, outros 60 municípios de forma remota e dois municípios, não se posicionaram, ainda, sobre o calendário escolar, são eles Natal e São Pedro.   

Desde o dia 18 de março que as escolas de todo Rio Grande do Norte estão fechadas para atendimento presencial aos estudantes. As secretarias e as escolas adotaram várias estratégias para manter o contato com a comunidade escolar, sendo utilizadas desde estratégias com uso de tecnologia digital a materiais impressos entregues nas unidades de ensino, bem como nas residências.

No fim de 2020, as cidades de Luís Gomes e Major Sales implementaram as atividades hibrídas com estudantes do 9º ano. As ações no território atenderam aos estudantes de forma escalonada, seguindo os protocolos de biossegurança.  

Segundo o presidente da Undime-RN e Dirigente Municipal de Educação de Monte Alegre, os Dirigentes Municipais de Educação, tem se mobilizado na consolidação dos protocolos de retorno no que se direciona as “Diretrizes para retomada das atividades escolares nos sistemas estadual e municipal de ensino do Rio Grande do Norte”, apresentado pelo Comitê de Educação para Gestão das Ações de Combate à Pandemia da COVID-19, em setembro do ano passado, o qual a seccional é membro. O documento foi aprovado pelo Comitê de Especialistas organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) para o enfrentamento da pandemia pela COVID-19, sendo referência para as intuições públicas e privadas de todo o RN. 

“Quando falamos em retorno as aulas, cria-se ainda uma instabilidade, uma insegurança, porque envolve vida. É natural que esse sentimento ocorra, mas é importante também, que o dirigente, ocupante de um cargo público planeje, articule as ações necessárias para implementação do retorno, seja híbrido, remoto ou presencial. Para isso as escolas precisam estar dotadas de instrumentos que possibilitem mais segurança, não só aos estudantes, como a todos os profissionais. A educação tem sido penalizada durante essa pandemia e sofreremos por longos anos os resultados dela, no entanto os profissionais não pararam, porém precisaremos de longos anos para minimizar uma grande vala que se estendeu, que se chama: desigualdade social”, afirma o professor, Alexandre Soares.    

A expectativa com base no levantamento é de que até março, todas as escolas estejam funcionando de acordo com a realidade epidemiológica. “Temos orientado as Secretarias Municipais a permanecerem em um diálogo com a comunidade escolar, para apresentação do plano, das condições das escolas, como também, com o Conselho Municipal de Educação e o comitê local de enfrentamento a pandemia. É um trabalho intersetorial que envolve vários atores. E nesse momento precisaremos de mais esforços e apoio para o retorno”, diz.

Recuperação do ensino aprendizagem 

No retorno para a conclusão do ano letivo de 2020, ou início do ano letivo de 2021, as escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte devem realizar avaliação diagnóstica dos estudantes e planejarem as estratégias pedagógicas de acordo com as especificidades.

Busca Ativa Escolar

Há quase um ano fora do espaço físico da escola, muitos estudantes deixam de participar das atividades remotas, se evadindo das atividades. Ainda não há números oficiais, mas estima-se de que muitos estudantes abandonaram a escola. Para isso, as Secretarias podem utilizar-se da estratégia da Busca Ativa Escolar, ferramenta elaborada pelo Unicef e a Undime para localizar, identificar e gerir os casos de evasão e abandono escolar. As cidades já podem fazer a readesão de forma gratuita no site www.buscaativaescolar.org.br.

Vacinação

Undime-RN solicitou em janeiro ao Governo do RN inclusão de profissionais da educação no grupo prioritário de vacina contra a COVID-19. A seccional encaminhou a Governadora Fátima Bezerra, ao Cipriano Maia de Vasconcelos – Secretário da Saúde Pública do RN e ao Secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Marques Ferreira, ofício reforçando a necessidade de inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário de vacinação contra a SARS-CoV-2 (COVID-19). Atualmente as vacinas disponibilizadas pelos laboratórios não são destinadas a menores de 18 anos.


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