Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Seminário discute a BNCC como formação do docente

Todas as notícias Categorias

26/07/2018 Undime RN

Seminário discute a BNCC como formação do docente

Desde o fim do ano passado a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed-RN) promove uma série de encontros com educadores e a sociedade para construção do currículos com Base Nacional Comum Curricular (Bncc) desde o fim do ano passado. A Base referente à educação infantil e ao ensino fundamental foi homologada pelo MEC no final do ano passado e estabelece os conteúdos mínimos que deverão ser ensinados em todas as escolas do país. 

Nesta quinta-feira, 26, mais de 500 educadores de escolas públicas e privadas participaram em Mossoró, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, de um dos último seminários antes da consulta pública do documento preliminar. Nesta sexta-feira, 27, é a vez de Natal receber cerca de 900 educadores de mais municípios do estado para participar do encontro, que ocorrerá no Salão Vila, no E-Suites Vila Mar, na Via Costeira. 

O seminário trás como tema a BNCC e a formação docente. Ricardo Mariz, que é pedagogo, mestre em educação e doutor em sociologia pela Universidade de Brasília, abordou sobre a Base como cotidiano da docência e os caminhos possíveis para consolidação dele em sala de aula. Par ele os professores na sala de aula terão tarefa primordial e por isso é preciso o acompanhamento de todo o processo.

A professora Jeane Dantas, dirigente municipal de educação e que atua na presidência da Undime no estado, disse que é de fundamental importância o envolvimento de todos os educadores para consolidar o currículo que será usado, não apenas na rede pública mais também privada do estado.

“Esse é o momento em que os educadores do RN são convidados a contribuir com o documento curricular do RN e só com a participação popular será possível um currículo autentico. A Undime e o Consed mais uma vez tem uma tarefa árdua, mas que será um marco na vida de milhões de estudantes nos próximos anos no RN”, afirma.

 

Os professores das várias áreas de ensino, coordenadores pedagógicos, técnicos e dirigentes municipais de educação participaram do encontro. A ideia é que eles possam ser mobilizadores nas suas escolas e cidades para junto com toda sociedade na contribuição do Documento Curricular do RN, através de consulta pública que vai ficar disponível no site da Undime-RN e no da Secretaria de Educação do Estado a partir de 03 a 31 de agosto.

Mais fotos, aqui.


Parceria institucional