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03/08/2018 Undime RN

CONSULTA PÚBLICA: Versão preliminar do Documento Curricular do Rio Grande do Norte - Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

 

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais, as quais todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Nesse sentido, a BNCC deve nortear a construção de todos os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também balizar as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

Desse modo, a partir da Portaria nº 331, de 5 de abril de 2018 foi instaurada a equipe ProBNCC de implementação da Base Nacional Comum Curricular no Rio Grande do Norte, que conta com especialistas nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e tem a responsabilidade de conduzir o processo de construção do Currículo do RN.

Assim, iniciamos um momento ímpar de construção, em regime de colaboração entre o Estado e os Municípios, ao disponibilizar a VERSÃO PRELIMINAR DO DOCUMENTO CURRICULAR DO RN para consulta pública, período de 03 a 31 de agosto em que todos poderão contribuir com o Currículo. Desta forma, seguem as orientações para contribuições na plataforma digital:

Participe de nossa Consulta Pública, aqui.

Orientações para acesso à Consulta Pública:

1) PREENCHER O CADASTRO:

 

2) INFORMAR DADOS CADASTRAIS:

 

3) SERÁ REDIRECIONADO PARA A PÁGINA DE CONTRIBUIÇÕES, AGORA INFOME SEU USUÁRIO E SENHA PARA ENTRAR: 

 

4) SERÁ REDIRECIONADO PARA A PÁGINA DE CONTRIBUIÇÕES:

 

5) LEITURA ORIENTAÇÕES:

 

6) BAIXAR DOCUMENTOS EM PDF:

7)ABRIR JANELAS PARA LEITURA DO COMPONENTE CURRICULAR:

8) CLICAR NO ÍCONE PARA CONTRIBUIR:

 

9) CASO NÃO CONCORDE OU CONCORDE PARCIALMENTE, REDIGIR CONTRIBUIÇÕES:

 

10) SALVAR CONTRIBUIÇÕES.

 

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Qualquer dúvida quanto ao processo da construção do documento curricular e consulta pública, entre em contato conosco pelo email: bnccrn2018@gmail.com

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ORIENTAÇÃO PARA CONTRIBUIÇÕES QUALITATIVAS

O currículo foi elaborado por professores especialistas, tendo como referência normativa, a Base Nacional Comum Curricular. A sua leitura analítica e sugestões são fundamentais para que as proposições curriculares possam respaldar os Projetos Políticos Pedagógicos e se efetivem nas atividades escolares cotidianas. Nesse sentido, sugerimos os seguintes procedimentos para a contribuição, na consulta pública online, de cada um dos componentes curriculares:

Educação Infantil:

1. Leitura dos quadros do organizador curricular a fim de analisar clareza e pertinência dos objetivos específicos considerando a faixa etária das crianças e os posicionamentos teórico-metodológicos assumidos. Em seu comentário é importante informar o(s) código(s) do(s) objetivo(s) específico(s) a que se refere.

2. Sugerir a partir da experiência de cada município (capítulo 10): 

a. como é a organização e funcionamento das instituições de Educação Infantil: gestão administrativa (conselhos/representações); 
b. qual a proposta pensada para formação docente e planejamento (atuação da coordenação pedagógica e articulações entre profissionais e turnos); 
c. como pensam as relações com a família e comunidade;
d. como as crianças são organizadas na Instituição quanto aos seus agrupamentos; 
e. qual a quantidade de crianças e professores por turma; 
f. qual o horário de atendimento (tempo institucional); 
g. como é organizado o calendário letivo.

Nas contribuições relativas ao capítulo 10 - Gestão e Coordenação do Trabalho Educativo, na questão que se refere a PERTINÊNCIA, responder normalmente conforme orientação e seu posicionamento. Na questão que se refere a CLAREZA, deve sempre optar pela alternativa "parcialmente", pois o texto está organizado em questões para dialogar com as práticas das instituições públicas e privadas de cada município, que precisam ser respondidas por todos.

 Ensino Fundamental:

  1. Leitura da introdução geral do Currículo do RN para o Ensino Fundamental (estará em anexo na plataforma), com o objetivo de compreender os pressupostos pedagógicos que orientam todos os componentes quanto aos processos de ensino-aprendizagem e avaliação, na perspectiva do desenvolvimento de habilidades e competências, bem como as adequações e decisões quanto ao trabalho, nas diferentes modalidades de ensino (Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo) e abordagem transversal de temas contemporâneos, a exemplo de educação ambiental; direitos humanos e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).

  2. Leitura da introdução do componente específico, com o objetivo de observar se o texto possui clareza e coerência com os posicionamentos teórico-metodológicos assumidos e pertinência com as habilidades e competências (específicas da área e com as dez gerais da BNCC).

  3. Leitura dos Quadros do Organizador Curricular com o objetivo de analisar:
    a) Se as sugestões didáticas têm pertinência com as habilidades e se são possíveis de serem efetivadas no contexto da escola;
    b) Se a problematização tem pertinência com os objetos de conhecimentos e contribui para orientar o plano de aula do professor.

  4. Leitura dos procedimentos e instrumentos de avaliação, com o objetivo de analisar a clareza e a pertinência com os princípios pedagógicos expostos na introdução geral do Currículo do RN e com a metodologia própria do componente.

A cada etapa da consulta, deve-se clicar no ícone em formato de balão para validar sua opinião, no qual há duas questões sobre pertinência e clareza e três alternativas: ( )sim; ( ) parcialmente e ( ) não. Caso concorde parcialmente ou não concorde, uma nova caixa de diálogo será aberta
para que você aponte o que deve ser modificado.

É importante não somente explicitar o que está em desacordo (indique o trecho do texto ou o item do quadro) como, principalmente, apresentar sugestão ou outra possibilidade de encaminhamento.

Por último, esclarecemos que:

1. Nos componentes curriculares do Ensino Fundamental, os objetos de conhecimento e as habilidades específicas da BNCC não podem ser excluídos, agrupados e nem alterados em sua essência. As habilidades elaboradas pelos especialistas para atender as necessidades não contempladas e as especificidades do RN estarão sinalizadas em verde e deverão ser analisadas. Pode-se, também, a qualquer momento, sugerir a criação de novas habilidades.

2. Os itens passíveis de contribuições para alteração, substituição, exclusão ou adição estarão sinalizados na cor verde.

Após o término da Consulta Pública, a equipe de currículo irá consolidar as contribuições e apresentar em novos Seminários Regionais (data a confirmar). Após essa etapa, o Documento Curricular do RN será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para apreciação e em seguida, socializaremos no Seminário Estadual a Versão Final.


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