Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Bahia realiza transmissão virtual para esclarecer dúvidas dos dirigentes

Todas as notícias Categorias

01/04/2020Undime

Undime Bahia realiza transmissão virtual para esclarecer dúvidas dos dirigentes

Videoconferência da seccional teve como convidado o presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Garcia

A Undime Bahia tem realizado videoconferências com intuito de levar informações aos dirigentes municipais de educação e equipes técnicas sobre as mudanças na pauta educacional durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O convidado desta terça-feira (31) foi o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci (SP). A transmissão virtual foi conduzida pelo professor Renê Silva e pelo presidente da Undime Bahia, Williams Brandão, DME de Elísio Medrado (BA). Na oportunidade, Garcia falou ao público baiano assuntos que preocupam os dirigentes, como alimentação e transporte escolar, PDDE, flexibilização do calendário escolar, entre outros.

Luiz Miguel falou da participação da Undime no Comitê Operativo Emergencial do Ministério da Educação, ao lado de instituições como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), além das secretarias e autarquias do MEC.

No Comitê, criado para debater e definir medidas de combate à disseminação do novo coronavírus, a Undime tem contribuído com o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em questões referentes à alimentação escolar, à oferta da educação a distância e flexibilização do calendário escolar.

Na questão da alimentação escolar, Garcia explicou que foi elaborado Projeto de Lei que começou a tramitar na Câmara dos Deputados, foi aprovado pelo Senado e segue para sanção presidencial. Paralelamente, o FNDE está construindo uma normativa para permitir que as redes façam a entrega dos alimentos em estoque e orientações para a distribuição dos alimentos às famílias dos alunos.

Luiz Miguel contou que a Undime divulgou nesta terça-feira (31) duas notas públicas, uma sobre Uso da Educação a Distância (EAD), em que demonstra preocupação com a forma aligeirada com que estão normatizando a reorganização do calendário letivo, sugerindo primeiramente o uso da modalidade EAD, muitas vezes sem ouvir ou levar em conta a realidade das redes municipais de ensino em todo o país. E outra sobre a flexibilização do calendário escolar, em que apresentam as posições defendidas pela Undime quanto ao cumprimento dos números de dias letivos e da carga horária anuais, definidos pela LDB, Lei nº 9.394/ 96.

Ao todo mais de mil pessoas entre dirigentes e técnicos assistiram à videoconferência, ao vivo, e enviaram perguntas. A transmissão está disponível no Canal Web TV Undime Bahia, no Youtube. Assista! https://www.youtube.com/watch?v=pNEXrapKQU0

Fonte: Undime/ Foto: Reprodução


Parceria institucional