Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Número de alunos no Brasil volta a cair pelo terceiro ano consecutivo

Todas as notícias Categorias

03/02/2020Undime

Número de alunos no Brasil volta a cair pelo terceiro ano consecutivo

Inep divulga nesta sexta-feira os dados do Censo Escolar de 2019. País tem 47,8 milhões de alunos da educação infantil até o ensino médio

O número de alunos no Brasil, da educação infantil ao ensino médio, voltou a cair pelo terceiro ano consecutivo. São quase um milhão de estudantes a menos na comparação de 2016 com 2019 — uma queda de 2%.

Os dados são do Censo Escolar 2019, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados nesta sexta-feira. O órgão é o mesmo que organiza o Enem.

De acordo com o levantamento oficial, o país está com 47,8 milhões de estudantes, sendo 38,7 milhões na rede pública e 9,1 na privada.

A queda de alunos está nas estapas de ensino fundamental e médio. A primeira perdeu 767 mil alunos em quatro anos e passou de 27,6 milhões, em 2016, para 29,9 milhões em 2019. A segunda, 667 mil nesse mesmo período — de 8,1 milhões para 7,4 milhões.

— Essa é uma questão demográfica. O Inep nos apresentou um gráfico em que há três milhões de brasileiros com 18 anos e dois milhões e recém nascidos. Isso mostra que há cada vez menos alunos no país — conta Eduardo Deschamps, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) que já presidiu o órgão.

Crescimento da educação infantil

De acordo com projeção do IBGE, 3,8% da população do país tem, em 2020, entre 15 e 19 anos. Enquanto isso, 3,56% tem entre 0 e 4.

— Isso pode ser positivo para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Se mantiversos o valor gasto, teremos um investimento por aluno maior — afirma Deschamps.

Já a ex-diretora de Educação do Banco Mundial Claudia Costin afirma que a queda de alunos no ensino médio pode ser explicada pela variação demográfica em apenas parte dos estados.

— Ainda não deu tempo para esse fenômeno chegar a todo o país — diz Costin. — É preciso mais análise do Censo para saber se isso não se refere à diminuição da repetência ou ao abandono de alunos.

Por outro lado, o país conseguiu aumentar o número de matrículas na educação infantil. São 693 mil crianças a mais em salas de aula em quatro anos. Crescimento de 8,2 milhões em 2016 para 8,9 milhões em 2019.

— Esse é um aumento a ser comemorado. A criança que faz pré-escola chega mais preparada ao ensino fundamental — afirma Costin.

No entanto, a especialista afirma que é preciso entender melhor os dados sobre a creche.

— Existe ainda uma grande desigualdade de acesso, comparando mais ricos com os mais pobres. Além disso, é preciso atenção quanto à qualidade. Nessa etapa, entre uma creche ruim e não ter creche, é melhor creche nenhuma — avalia.

Confira a íntegra: https://glo.bo/2H2AOVL

Fonte: Agência O Globo/ Foto: Guilherme Pinto, Agência O Globo

https://glo.bo/2H2AOVL


Parceria institucional