03/06/2019 Undime

Todas as notícias Categorias

Território do Brincar lança o filme "Miradas", que aborda o processo de observação do brincar livre de crianças em variados contextos

O documentário, lançado nesta segunda (3), está disponível na plataforma Videocamp para exibições online e gratuitas

O que o brincar livre e espontâneo das crianças nos revela? Como observá-lo de forma viva? Motivado por essas perguntas, o Território do Brincar convidou oito pesquisadores – Beatriz Olival, Elisa Hornett, Gabriel Limaverde, Lia Mattos, Reinaldo Nascimento, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt e Soraia Chung Saura – que durante um ano realizaram um trabalho de observação do brincar livre de crianças em diferentes contextos. Parte do resultado desse processo é o filme "Miradas", que foi lançando nesta segunda-feira, dia 3 de junho. O documentário pode ser assistido online e gratuitamente na plataforma Videocamp.

"Miradas" registra como foi o processo de cada pesquisador ao adentrar nos gestos, narrativas e paisagens do brincar de diferentes grupos infantis por meio da fenomenologia de Goethe. Esse percurso consiste em quatro passos e que, neste grupo, foram referenciados nos elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.

A fenomenologia tem como premissa a apreensão do fenômeno, o voltar às coisas mesmas, olhar para as essências. E ao mesmo tempo em que intensifica a percepção sensorial, também se caracteriza como uma possibilidade de autodesenvolvimento para o pesquisador/educador, na medida em que constrói um processo de conscientização e elaboração reflexiva mais autônoma.

"Temos que desaprender muita coisa para, então, nos colocarmos no lugar cuidadoso de observador. E essa construção de um olhar só se cria e se desenvolve quando paramos efetivamente para ver as crianças brincando", ressalta Renata Meirelles, coordenadora do programa Território do Brincar, do Instituto Alana.

Assista ao trailer:

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

Sobre o Território do Brincar

O programa Território do Brincar é um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks e correalizado pelo Alana. Os dois viajaram pelo Brasil por dois anos e o registro dessa jornada – em filmes, fotos, textos e áudios – se transformou em publicações, documentários, exposições e diálogos sobre a infância brasileira.

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação Insituto Alana

Todas as notícias Todas as categorias