Você está aqui: Página Inicial > Notícia > #MeuAlunoMeEnsinou: campanha valoriza papel de estudantes no ensino

Todas as notícias Categorias

03/10/2019Undime

#MeuAlunoMeEnsinou: campanha valoriza papel de estudantes no ensino

Confira depoimentos, compartilhe seu relato no Facebook usando a #MeuAlunoMeEnsinou e marcando a página do Criativos da Escola

“Quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais”. É a partir dessa reflexão que o Criativos da Escola lança a campanha #MeuAlunoMeEnsinou, com o intuito de reconhecer, valorizar e disseminar histórias de ensino e aprendizagem que educadores e educadoras de todo o Brasil já vivenciaram junto aos seus estudantes.

Nós acreditamos que o aprendizado parte sempre da troca, do sentir e do fazer coletivo. E é no encontro com o outro que a mágica acontece: professor vira aluno, aluno vira professor e todos saem cheios de novos olhares e experiências.

Por isso, convidamos você, professor ou professora, a postar um relato ou um vídeo que conte o que já aprendeu com seus estudantes no decorrer de sua vida dentro dos espaços educativos. Basta postar o conteúdo em seu próprio perfil no Facebook, marcar o Criativos da Escola e escrever #MeuAlunoMeEnsinou na postagem.

“O diálogo, a empatia, o respeito e a colaboração são valores fundamentais para que a troca aconteça e precisam estar presentes em todas as etapas educativas. Porém, em contexto social acirrado, esses valores acabam ficando em segundo plano. É urgente promover reflexões sobre a relação de educadores com seus estudantes e efetivar práticas que valorizem os alunos e alunas no processo de ensino e aprendizagem, em toda sua complexidade e diversidade identitária e social”, aponta o manifesto da campanha.

“As educadoras e educadores são profissionais fundamentais para pensarmos o país, mas pouco se fala sobre o que eles aprendem todos os dias em sala de aula”, destaca o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado.

Alertando para como uma cultura de não escuta aos estudantes pode provocar sérios problemas como o isolamento, a depressão e a evasão escolar, Salgado reforça que a campanha #MeuAlunoMeEnsinou vai no sentido contrário à culpabilização de crianças e jovens: “esperamos promover reflexões sobre a relação de educadores com seus estudantes, reforçando a ideia de que quem ensina também aprende e chamando a atenção para o que as iniciativas dos estudantes podem impactar na qualidade da educação e da formação de professores”. A Campanha irá atravessar todo o mês de outubro, passando, inclusive, pela celebração de duas datas importantes: o Dia das Crianças e o Dia dos Professores, mostrando a importância da troca entre educadores, crianças e jovens dentro dos mais diversos espaços educativos e contextos sócio-culturais.

Se educadores do Brasil inteiro compartilharem em suas redes sociais histórias sobre os aprendizados que tiveram com os seus estudantes, podemos juntos provocar outros processos educativos a partir do que os alunos sentem, pensam, criam e espalham, fortalecendo a ideia de que todas as pessoas podem contribuir para a construção de uma sociedade melhor.

Em dúvida do que compartilhar? Lembre das experiências marcantes que você já vivenciou com um estudante. Vale uma forma de encarar um problema, uma história sobre uma cultura local ou, até mesmo, macetes para conseguir ir bem na prova.

Vamos nessa? Diz aí, #MeuAlunoMeEnsinou que…

Fonte/ Fotos: Criativos da Escola

https://bit.ly/2nZWqMx 


Parceria institucional