Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Fique Atento > Fóruns estaduais da Undime serão realizados entre março e julho

Todas as notícias Categorias

04/03/2021Undime

Fóruns estaduais da Undime serão realizados entre março e julho

Em razão da pandemia, os eventos que normalmente aconteceriam até 15 de abril, tiveram o prazo estendido

 

De março a julho de 2021 serão realizados os fóruns das seccionais da Undime. Os eventos nos estados antecedem a realização do 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, previsto para agosto a setembro, quando será realizada a eleição para os cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para a gestão 2021/2023.

Tal qual ocorrerá em âmbito nacional, em todos os estados também haverá eleição para escolher novos representantes da instituição para o próximo biênio. Em razão da pandemia de covid-19, o prazo para realização destes eventos nas seccionais da Undime foi prorrogado até 31 de julho de 2021.

De acordo com o estatuto, as secretarias executivas da Undime nos estados devem realizar os fóruns com o objetivo, além de outros, de preparar-se para o Fórum Nacional. É nesta etapa que irão eleger a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral, junto aos respectivos suplentes. Todo esse processo deve ser realizado antes do Fórum Nacional, pois o colégio eleitoral será responsável pela escolha da nova diretoria executiva nacional para o biênio 2021/ 2023.

Os fóruns da Undime representam momentos de formação para Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias, sobretudo neste primeiro ano de gestão, como relata o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP. Garcia explica que, mesmo sendo realizados remotamente, os fóruns estaduais são oportunidades  extremamente importantes para capacitação, trocas de experiências e debates que envolvem as políticas educacionais.

“Entendemos que o período atual é muito diferente de tudo que já vivemos. No entanto temos percebido o poder de transformação que as transmissões pela internet têm realizado pela educação, especialmente no último ano. Então faço um convite a todos os Dirigentes Municipais de Educação do país a se aproximarem e participarem dos eventos da Undime em seus estados, mesmo que estes necessitem ser a distância. Essas formações são preparadas para garantir ricos debates e trocas de informações, fundamentais, sobre as políticas públicas educacionais e também oportuniza a participação de municípios, que por vários motivos, teriam dificuldade de se dirigir às capitais de seus estados com suas equipes para participar de formações”.

Além dos Dirigentes Municipais de Educação, podem participar técnicos das secretarias de educação, assessores, coordenadores, diretores, professores e demais envolvidos no processo educacional.

Para saber o contato das seccionais da Undime em cada estado, clique aqui.

Confira os detalhes dos Fóruns em cada estado:

Acre
Alagoas
Amazonas
Amapá
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins

 

Fonte: Undime


Parceria institucional