Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Unicef lança podcast diário para crianças, com foco em histórias e saberes da Amazônia

Todas as notícias Categorias

05/06/2020Undime

Unicef lança podcast diário para crianças, com foco em histórias e saberes da Amazônia

Conteúdos passam a integrar o Deixa que Eu Conto, iniciativa do Unicef que leva histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias, via rádio e internet, em tempos de coronavírus

Marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança um conjunto de programas de rádio diários para crianças e famílias de todo o País, com foco na cultura amazônica – incluindo histórias indígenas, ribeirinhas, quilombolas e os saberes da região. O conteúdo faz parte do Deixa que Eu Conto, iniciativa do Unicef para levar histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias, via rádio e internet, em tempos de coronavírus.

Deixa que Eu Conto é voltado para crianças que estão em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). Os 24 episódios da Amazônia são apresentados pelo educador paraense Leandro Medina e pela pesquisadora de culturas tradicionais Andrea Soares. Cada episódio traz lendas, histórias, brincadeiras e outros conteúdos inspirados nas diferentes culturas que formam a Amazônia Legal brasileira. O programa busca, ainda, apresentar reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pela infância na região.

Cada programa possui 30 minutos de duração e está dividido em quatro eixos temáticos, representando diferentes locais e costumes: Amazônia Indígena, Viveres Ribeirinhos, Quilombos da Amazônia e Amazônia Encantada. “Com as escolas fechadas, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade – entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil. “Deixa que Eu Conto foi pensado para alcançar todas as famílias, levando em consideração as diferentes realidades brasileiras”, afirma.

Para chegar a cada menina e menino, os programas estão disponíveis em diferentes plataformas. O conteúdo pode ser acessado pelo Spotify e no YouTube de forma gratuita, com episódios lançados diariamente.

Para as rádios, o Unicef disponibiliza todos os conteúdos para download gratuito neste site. Cada programa está dividido em quadros, podendo ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação.

O Unicef está, ainda, disponibilizando os podcasts em áudio, via WhatsApp, para que sejam compartilhados em grupos de gestores municipais, educadores, grupos de mães, etc. O conteúdo está, também, disponível na plataforma aprendendosempre.org, parceria de diversas organizações, entre elas o Unicef, para contribuir com o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, sem exceção.

Live de contação de histórias

Junto com o lançamento do Deixa que Eu Conto Amazônia, o Unicef promove também uma live de contação de histórias em sua página oficial do Facebook, nesta sexta-feira (5/6), às 11h, horário de Brasília. Andrea Soares, Carol Levy, Kiara Terra e Leandro Medina, contadores de história do Deixa que Eu Conto, se reúnem para promover um espaço lúdico de brincadeiras, músicas e com interpretação ao vivo do episódio “Bicho folharal”, um dos conteúdos do projeto.

A live contará ainda com a participação da oficial de Educação do Unicef no Brasil Júlia Ribeiro apresentando o projeto e a importância da promoção e do acesso à continuidade do aprendizado em meio ao período de isolamento social.

Fonte: Unicef/ Foto: Unicef, BRZ, Ratão Diniz

https://uni.cf/3dDCcwy 


Parceria institucional