Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Grupo de trabalho fará estudo técnico sobre o Novo Ideb

Todas as notícias Categorias

06/10/2020Undime

Grupo de trabalho fará estudo técnico sobre o Novo Ideb

Colegiado foi instituído por meio de portaria publicada nesta segunda (5), no Diário Oficial da União. Relatório final deve ser entregue em até seis meses

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta segunda-feira, 5 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n.º 556, de 2 de outubro de 2020, que institui o grupo de trabalho responsável por elaborar estudo técnico para subsidiar a atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O grupo, denominado “Novo Ideb”, será composto por 11 membros. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, será responsável por coordenar o colegiado e convocar as reuniões. A portaria, publicada nesta segunda-feira (5), prevê ainda que convidados especialistas ou representantes de entidades da sociedade civil colaborem para o estudo que fundamentará a reformulação do Ideb.

O grupo de trabalho deve elaborar o plano de trabalho em até 15 dias úteis, contados a partir da primeira reunião. Já a conclusão das atividades do colegiado e a entrega do relatório final devem ocorrer em até seis meses, a serem contabilizados desde esta segunda-feira (5).

Integrantes – Além do presidente do Inep, o grupo de trabalho será integrado pelos seguintes componentes: Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep; Marcelo Ferreira da Costa, dirigente municipal de Educação de Goiânia (GO) e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Alessio Costa Lima, dirigente municipal de Educação de Alto Santo (CE) e presidente da Undime (região Nordeste); Maria Helena Guimarães de Castro e Ivan Cláudio Pereira Siqueira, conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE); Mauro Luiz Rabelo, secretário adjunto da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), e Helber Ricardo Vieira, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica (SEB/MEC); Frederico da Costa Amancio, secretário de Educação de Pernambuco; Cláudio Benedito Silva Furtado, secretário de Educação da Paraíba; e Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna, secretária de Educação de Minas Gerais.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/3d2iI5j 


Parceria institucional