07/02/2019 Undime RN

Todas as notícias Categorias

Undime-RN se reúne com Unicef e Secretário Estadual da Educação para discutir as políticas públicas

Em agenda coordenada pela Undime do Rio Grande do Norte, a oficial de educação do UNICEF Verônica Bezerra, foi recebida pelo secretário de Estado da Educação e da Cultura, Getúlio Marques. O encontro aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 07, no gabinete do dirigente da educação estadual. O encontro foi marcado para alinhar e propor novas ações nas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes potiguares.  

De acordo com dados do enfrentamento da exclusão escolar, o Brasil tem hoje mais de 3 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, fora da escola, no Rio Grande do Norte esse número chega a  mais de 58 mil. 

Dessa forma o UNICEF se colocou a disposição dos órgãos estaduais e municipais a apoiar e mudar esse cenário. Para Verônica a articulação com a Undime no estado tem sido muito positiva, frente a isso se faz necessário somar esforços junto ao Governo Estadual para que as políticas cheguem até esse público.

“O Rio Grande do Norte precisa não só buscar os meninos e meninas que estão fora da escola, ou que estejam em distorção idade-série, mas entender os motivos que levam a esse distanciamento. Acreditamos que a parceria entre o UNICEF, UNDIME-RN e SEEC pode colaborar muito nas mudanças da vida dos potiguares”, destaca  sugerindo, ainda, encontro entre a governadora e a oficial do UNICEF para o país, para construção de um trabalho intersetorial. 

O secretário Getúlio Marques, agradeceu o apoio do UNICEF e da Undime na busca de erradicar os problemas na educação. E que estará colaborando da melhor forma a fim de pactuar parcerias junto às instituições.  “Fico muito feliz que o UNICEF venha somar. A Undime tem feito isso, e tem tido um papel muito importante. Acredito que conseguiremos juntos mudar não só o IDEB, mas muitas outras frentes”, disse.  

Para o professor Alexandre, que também é dirigente municipal da cidade de Monte Alegre, é importante a parceria com UNICEF para que o Estado e todos os municípios estejam alinhados nas políticas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. “Temos buscado estreitar os laços com as instituições para que, não só a educação, mas diversos setores sejam transformados pelos impactos sócias que a educação traz. Foi uma reunião muito proveitosa, que sem dúvida conquistaremos importantes resultados”, analisa o presidente da Undime-RN.

Todas as notícias Todas as categorias