Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Em carta, entidades conclamam cidadãos por pacto pela vida e pelo Brasil em virtude da pandemia de Coronavírus

Todas as notícias Categorias

08/04/2020Undime

Em carta, entidades conclamam cidadãos por pacto pela vida e pelo Brasil em virtude da pandemia de Coronavírus

Texto foi elaborado por ocasião do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira (7)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgaram carta, nesta terça-feira (7), em que juntas conclamam cidadãos brasileiros pelo pacto pela vida e pelo Brasil.

No texto, as entidades afirmam que o Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política — exigindo de todos, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. "O momento que estamos enfrentando clama pela união de toda a sociedade brasileira, para a qual nos dirigimos aqui. O desafio é imenso: a humanidade está sendo colocada à prova".

Divulgada na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a carta afirma que o isolamento se impõe como único meio de desacelerar a transmissão do vírus e seu contágio, preservando a capacidade de ação dos sistemas de saúde e dando tempo para a implementação de políticas públicas de proteção social. Reforça ainda que é preciso apoiar e seguir as orientações dos organismos nacionais de saúde, como o Ministério da Saúde, e dos internacionais, a começar pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, as entidades lembram que a tarefa de combate à pandemia é dever de todos, com a participação de todos — no caso do Governo Federal, em articulada cooperação com os governos dos Estados e Municípios e em conexão estreita com as instituições. "Por isso, hoje nos unimos para conclamar que todos os esforços, públicos e privados, sejam envidados para que ninguém seja deixado para trás nesta difícil travessia".

Nesse sentido, entre outras ações, o texto diz que é fundamental que o Estado Brasileiro adote políticas claras para garantir a saúde do povo, bem como a saúde de uma economia que se volte para o desenvolvimento integral, preservando emprego, renda e trabalho.

Leia aqui a carta na íntegra.

Fonte: Undime com informações da SBPC

http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/pacto-pela-vida-e-pelo-brasil/ 


Parceria institucional