Você está aqui: Página Inicial > Notícias Undime > Fique Atento > Adesão ao programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação vai até 30 de outubro

Todas as notícias Categorias

08/10/2020Undime

Adesão ao programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação vai até 30 de outubro

Programa é voltado ao aperfeiçoamento, apoio e valorização de professores e gestores escolares nas práticas de alfabetização

Estados e municípios têm até o dia 30 de outubro para manifestar interesse em aderir ao programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). A adesão pode ser realizada pelo site alfabetizacao.mec.gov.br. Os secretários e dirigentes de educação devem preencher um formulário com informações, como CPF e e-mail. A iniciativa é voltada para o aperfeiçoamento de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Quase 4 mil estados e municípios já aderiram ao Tempo de Aprender, lançado no dia 18 de fevereiro pela Secretaria de Alfabetização (Sealf), do MEC. Construído com base na Política Nacional de Alfabetização, o programa é direcionado à aplicação de práticas baseadas em evidências científicas nacionais e estrangeiras.

O Tempo de Aprender é um programa cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas, destacam-se: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; deficiências no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:

Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização
Eixo 2: Apoio pedagógico para a alfabetização
Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização
Eixo 4: Valorização dos profissionais de alfabetização

A Sealf promoveu diversas reuniões por meio de um Grupo de Trabalho no qual participaram a Undime e o Consed, como representantes dos gestores municipais e estaduais da educação. O grupo discutiu amplamente a elaboração de normativos para o programa bem como contribuiu e ainda tem contribuído com o processo.

Curso de formação continuada

Além da adesão ao programa Tempo de Aprender, que deve ser realizado pelos secretários de Educação, está disponível pelo AvaMEC o curso de formação continuada em práticas de alfabetização. Destinado principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, o curso é gratuito e tem duração de 30 horas.

Para saber mais acesse: http://alfabetizacao.mec.gov.br/professor-clique-aqui-para-acessar-o-curso-de-formacao-continuada 

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional