Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Conheça projetos de estudantes premiados no Desafio Criativos da Escola durante evento global no dia 10 de dezembro

Todas as notícias Categorias

08/12/2021Undime

Conheça projetos de estudantes premiados no Desafio Criativos da Escola durante evento global no dia 10 de dezembro

Evento online aborda o protagonismo de estudantes de 28 países e traz participações especiais como a da fundadora do movimento Design For Change, a indiana Kiran Bir Sethi

A 7ª edição do prêmio nacional Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, vai apresentar como estudantes dos ensinos fundamental e médio estão mudando suas realidades mesmo no contexto de pandemia. A premiação recebeu cerca de 315 iniciativas de crianças, adolescentes e educadores de 21 estados do Brasil e do Distrito Federal.

Esses projetos serão anunciados no próximo dia 10 de dezembro, às 9h30, durante a conferência global Be The Change Celebration (BTC). Ou seja, em quanto será celebrado a transformação pelas mãos dos estudantes em todo o mundo, o Brasil poderá conhecer também quais são os 50 grupos que mais se destacaram por sua empatia, criatividade e trabalho em equipe. Como recompensa, as equipes serão premiadas com R$ 2 mil e seus integrantes nomeados como Embaixadores Criativos da Escola. Temas como equidade, educação, meio ambiente, cidadania e qualidade de vida despontam com maior destaque entre os inscritos deste ano.

Vem aí a grande celebração ao protagonismo de estudantes do mundo inteiro: a Be The Change Brasil (BTC) 2021

Na mesma data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), o movimento global Design For Change (DFC) realizará sua celebração anual ao protagonismo de estudantes ao redor do mundo. Com o tema Bora Sonhar Juntos, a BTC terá sua primeira edição com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, além de tradução para o inglês e o espanhol, e está sendo organizada pelo Criativos da Escola, representante do DFC no Brasil.

A cerimônia contará, por exemplo, com a participação de Kiran Bir Sethi, educadora indiana que fundou o movimento Design For Change, que está em 52 países, e com a tiktoker indígena Maira Jugoa, conhecida como Cunhaporanga, que tem mais de 6 milhões de seguidores, entre outras atrações. Estudantes e especialistas das Américas, Europa, África e Ásia também vão compartilhar as histórias de iniciativas que estão realizando em suas comunidades mundo afora. 

“Queremos enaltecer o protagonismo dos estudantes ao redor do globo e fazer com que mais e mais pessoas saibam como a realidade que eles sonham já está sendo colocada em prática. São vozes, etnias, projetos e sonhos plurais”, conta o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Salgado.

Neste dia, será anunciado, também, o resultado da premiação global Rainforest Kids Challenge, que reconhece iniciativas de crianças e adolescentes que estão preservando as florestas tropicais. Além disso, também será lançado o projeto de reflorestamento criado pelos jovens do Conselho Estudantil do DFC e o vídeo-manifesto de crianças e adolescentes de diferentes partes do Brasil, país anfitrião da conferência.

“Nós temos como diretriz a diversidade e a acessibilidade e, por isso, a transmissão acontecerá em três idiomas: português, espanhol e inglês e terá tradução em língua de sinais, legendas e dublagem; além de garantir a presença de mulheres, pessoas negras e indígenas”, completa Angélica Garcia,coordenadora do Criativos da Escola.

Serviço
Be The Change Brasil 2021
10 de dezembro, às 9h30 (Horário de Brasília)
Transmissão ao vivo no canal do YouTube do Criativos da Escola, com tradução em LIBRAS e legendas simultâneas. Não é necessário fazer inscrição.

 

Sobre o Criativos da Escola
Criado em 2015, o Criativos da Escola encoraja crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e fortalecendo seu efetivo direito à participação. Até o momento, o programa já alcançou mais de 6 mil projetos de estudantes, divulgando centenas deles em seu banco de projetos. Além disso, o Criativos representa no Brasil o Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 52 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo.

Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre o Design for Change
Criado pela designer e educadora indiana Kiran Bir Sethi, o Design For Change (DFC) surgiu na Índia em 2009. O movimento está presente em mais de 60 países e já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo. Seu principal objetivo é  estimular crianças e adolescentes a atuarem como protagonistas da mudança em suas escolas, territórios e cidades. No Brasil, a iniciativa é representada pelo Criativos da Escola desde 2015.

 

Fonte: Criativos da Escola

 


Parceria institucional