Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Fique Atento > “Estratégias para fomento da educação empreendedora” apresenta oportunidades e formas de implementação do empreendedorismo na educação

Todas as notícias Categorias

09/03/2021Undime

“Estratégias para fomento da educação empreendedora” apresenta oportunidades e formas de implementação do empreendedorismo na educação

O evento faz parte do Projeto Educação Empreendedora, uma iniciativa desenvolvida pela Undime, Sebrae e Unesco

 

O Programa Educação Empreendedora, desenvolvido em parceria entre Undime, Sebrae e Unesco, realizou nesta terça-feira, 9, o webinar “Estratégias para fomento da educação empreendedora”, com o objetivo de apresentar as possibilidades de crescimento que podem ser oportunizadas aos cidadãos por meio da educação empreendedora.

O evento, transmitido no canal de Youtube do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), contou com a participação do vice-presidente da Undime, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia/ GO; Vilmar Klemann, Coordenador de Projetos da Undime; do diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles; e Antônio Neto, consultor do Instituto Ayrton Senna. A mediação foi de Juliana Chaves, da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae.

Durante a abertura, o presidente Carlos Melles destacou o papel fundamental da educação empreendedora e da vocação e responsabilidade do Sebrae para a disseminação dessa vertente no ensino. Em seguida, Marcelo Ferreira, vice-presidente da Undime,  comentou sobre a importância de dar um sentido maior para as escolas. 

“Nós, dos municípios, percebemos a necessidade de mudança que a educação tem que ter. A pandemia ajudou a entender o quanto a tecnologia é importante e porque a escola precisa ser um meio empreendedor, um ambiente de fomento de grandes ideias e boas iniciativas. Para que, além do quadro e do giz, nós possamos ensinar as pessoas a exercitar sua cidadania com ferramentas mais modernas, além da importância desse despertar para o mercado de trabalho, para que as crianças possam trilhar os mais diversos caminhos”, afirma Marcelo. 

Vilmar Klemann falou sobre o papel da secretaria de educação no cenário da educação empreendedora, e apresentou as estratégias e objetivos  das instituições para a realização do projeto. De acordo com Vilmar, o principal propósito é “mobilizar, acompanhar e avaliar a adesão das secretarias municipais de educação em atividades vinculadas à educação empreendedora”.

Outro ponto destacado, também incluído no projeto, é a educação de imigrantes e refugiados. O programa visa debater assuntos relacionados à garantia de direitos dessas crianças, principalmente no que diz respeito à educação. 

Durante o webinar, foi abordado ainda o Guia Para Secretários de Educação, desenvolvido por Antonio Neto, que reúne estratégias para a implementação da educação empreendedora. Segundo o consultor, o documento traz experiências para o enfrentamento de desafios, considerando as perspectivas para o desenvolvimento do empreendedorismo dentro dos ambientes escolares.

Por fim, foi apresentada a solução “Cidade Empreendedora", que irá disponibilizar um guia para os secretários de educação, um diagnóstico de educação empreendedora e um plano de ação com orientações para que os dirigentes municipais de educação contemplem a educação integral e empreendedora nos currículos escolares municipais. Na referida solução, gestores, professores e estudantes cadastrados terão acesso a diversos cursos formativos e atividades pedagógicas.

Programa Educação Empreendedora

O projeto executado por Undime, Sebrae e UNESCO pretende contribuir para a promoção de educação no contexto de emergência do covid-19, com abrangência nacional, por meio da disseminação de formações online de educação empreendedora para profissionais de educação, que serão disponibilizadas para secretarias municipais de educação a nível nacional, gestores, diretores, profissionais de educação e alunos. O projeto também visa a implementação de ações de sensibilização sobre a inclusão dos refugiados e migrantes venezuelanos no sistema formal de educação dos municípios que estão recebendo o maior número de refugiados e migrantes na Operação Acolhida.

Para os municípios formalizarem a parceria ao Programa de Educação Empreendedora, é necessário preencher um Termo de Adesão. 

Conheça e faça parte: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=cYIpl9cbxUqTW4it3vY2zKcjQI2Qr6JEooaRqcxy3DdUOUQxRzJUMkpZNzBOUDRIMlJKUDBKSzBJUS4u  

 

A transmissão completa do webinar está disponível no canal de youtube do CER Sebrae.

 

Fonte: Undime


Parceria institucional