Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até 31 de maio

Todas as notícias Categorias

10/05/2019Undime

Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até 31 de maio

A 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas até o dia 31 de maio. O prêmio, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a representação da Unesco no Brasil, tem o objetivo de valorizar o trabalho dos educadores de escolas públicas da educação básica, que desenvolvem projetos para a melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Os interessados podem se inscrever pelo site do Prêmio (premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br), por meio do envio de um relato de prática pedagógica aplicada com os alunos em sala de aula. Somente os relatos dos anos letivos de 2018 ou 2019 com resultados comprovados até o final do período de inscrições serão selecionados.

O Prêmio contempla seis categorias:

Educação infantil: creche;
Educação infantil: pré-escola;
Ensino fundamental – anos iniciais (ciclo de alfabetização): 1º, 2º e 3º anos;
Ensino fundamental – anos iniciais: 4º e 5º anos;
Ensino fundamental – anos finais: 6º a 9º anos; e
Ensino médio.

Além de concorrer às premiações por categoria, existem as premiações extras das temáticas especiais. São cinco: 

1. Esporte como Estratégia de Aprendizagem;
2. Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de inovação educacional;
3. Educação Empreendedora;
4. Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no Ensino Fundamental e Médio; e
5. Aprendizagem Criativa.

Premiação

O conteúdo enviado por meio do relato de prática pedagógica passa por três etapas de avaliação: estadual, regional e nacional. Na estadual, 486 professores serão premiados. Já na regional, há um vencedor por categoria em cada região, isto é, são 30 vencedores. A última avaliação é a nacional, onde são contemplados seis vencedores, um por categoria.

Na etapa estadual os vencedores receberão certificados e medalhas. Na etapa regional, os vencedores receberão 5 mil reais e medalhas. E na etapa nacional, serão contemplados com 8 mil reais, além de troféu e viagem em missão de estudos oferecidas pela Capes/MEC, juntamente aos coordenadores pedagógicos das escolas nas quais as práticas vencedoras foram realizadas.

O resultado final será divulgado dia 28 de novembro.

Confira mais detalhes da premiação no regulamento e no site do Prêmio.

Quem pode participar?

Pelo regulamento podem candidatar-se ao Prêmio professores da educação básica, no exercício da atividade docente em estabelecimentos de ensino dos sistemas públicos de ensino federal, estaduais/distrital e municipais e, ainda, das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino. Não podem concorrer os relatos de prática que tenham sido vencedores em edições anteriores do Prêmio em quaisquer das etapas.

Fonte: Undime


Parceria institucional