Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Undime realiza 4ª reunião da Gestão Ampliada Biênio 2017/ 2019

Todas as notícias Categorias

11/05/2018Undime

Undime realiza 4ª reunião da Gestão Ampliada Biênio 2017/ 2019

A Undime realizou, nos dias 9 e 10 de maio, a 4ª reunião da Gestão Ampliada Biênio 2017/ 2019. Dessa vez, a proposta foi reunir os dirigentes municipais de educação, membros da diretoria executiva nacional e os presidentes estaduais, para debater a temática "Estado e Educação: em defesa da educação pública de qualidade". O evento aconteceu dentro da Bett Educar, no espaço São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Na manhã do dia 9, o debate aconteceu em dois momentos. No primeiro participaram: o professor associado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), André Lázaro; e o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Romualdo Luiz Portela. A discussão foi mediada pelo presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima.

No segundo momento participaram: a representante do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (Mieib), Jaqueline Pasuch; o presidente União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Manoel Humberto Gonzaga Lima; e a representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida Santos. O debate foi mediado pelo presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente de Sud Mennucci (SP).

A partir do tema principal foram pautados assuntos atuais do cenário educacional que influenciam diretamente as políticas públicas. O objetivo do encontro foi ampliar o espaço de debate sobre o papel do Estado e o direito à educação. O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, avaliou o debate de forma positiva. “O momento atual, marcado por grande instabilidade política e crise econômica, faz emergir a necessidade imperiosa de termos cada vez mais clareza dos rumos que acreditamos e queremos para educação em nosso país. Num cenário marcado por incertezas é importante que a Undime, mais do que nunca em sua história, esteja unida, fortalecida e firme na defesa de seus propósitos de luta pela educação pública com qualidade social para toda e todo cidadão brasileiro”, disse Alessio.

As apresentações utilizadas pelos palestrantes durante a discussão podem ser acessadas abaixo:

Romualdo Luiz Portela (clique aqui)
Jaqueline Pasuch (clique aqui
Manoel Humberto Gonzaga Lima (clique aqui
Catarina de Almeida Santos (clique aqui)

No período da tarde, a pauta da reunião comtemplou assuntos internos da instituição.

Oficina Inovação Educativa

Na quinta-feira, 10 de maio, dentro das atividades no âmbito da 4ª reunião da Gestão Ampliada da Undime Biênio 2017/ 2019, durante todo o dia, foi realizada a oficina "Inovação Educativa", uma ação da Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Undime.

Fonte: Undime

(Atualizada em 14/05/2018, às 11h34)


Parceria institucional