Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Prazo para informar a Situação do Aluno no Censo 2019 vai até 20 de março

Todas as notícias Categorias

13/03/2020Undime

Prazo para informar a Situação do Aluno no Censo 2019 vai até 20 de março

As informações de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados no Censo Escolar da Educação Básica 2019 devem ser completadas até 20 de março. Esses dados são utilizados na composição das taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), apuradas anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar e coleta informações de rendimento (aprovado e reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar e falecido) dos alunos que foram declarados na primeira etapa, ao final do ano letivo. A primeira etapa da coleta de dados é denominada “Matrícula Inicial”, em que são declaradas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula com base na realidade escolar do dia 29 de maio de 2019 (data de referência do Censo Escolar).

O Inep disponibiliza uma série de materiais com orientações sobre os principais conceitos utilizados para responder à pesquisa, que se encontram nos links no final deste texto.

Os responsáveis pelo preenchimento dos formulários da pesquisa nas escolas públicas e privadas utilizam o Sistema Educacenso, uma plataforma digital voltada para coleta, organização, transmissão e disseminação das informações censitárias.

Mapa da Coleta ­­– É possível acompanhar a Situação do Aluno do Censo Escolar 2019. A ferramenta apresenta a quantidade de escolas e matrículas por estado, município e dependência administrativa. O Mapa da Coleta é atualizado diariamente e apresenta três painéis de informações.

  • Mapa das escolas: apresenta o número de escolas que realizaram o encerramento do Censo Escolar no Sistema Educacenso (escolas fechadas) e o total de escolas que realizaram o encerramento do ano escolar e reabriram o sistema para retificação das informações declaradas (escolas retificando).

  • Matrículas: apresenta o total e o percentual de matrículas com informação de rendimento ou movimento declarado por dependência administrativa, de acordo com o formato de declaração (migração e on-line).

  • Escolas: apresenta o número e o percentual de escolas que realizaram “admissão após” no Sistema Educacenso e de escolas que ainda não iniciaram o preenchimento da Situação do Aluno no Censo Escolar 2019.

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, e é indispensável para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

Conheça a Cartilha da Situação do Aluno

Vídeos tutoriais sobre o preenchimento do Censo Escolar

Consulte as Perguntas Frequentes sobre o Censo

Acesse o Mapa da Coleta

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/2wT0qSO 


Parceria institucional