Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Estatuto do Idoso na escola: Undime se reúne com Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Todas as notícias Categorias

14/02/2020Undime

Estatuto do Idoso na escola: Undime se reúne com Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

O objetivo é promover a inserção das temáticas e princípios que norteiam o Estatuto do Idoso nos currículos escolares seguindo as diretrizes da BNCC

O presidente da Undime Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP se reuniu com o Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa na sede da Undime em Brasília. Entre as competências da Secretaria está a articulação, com órgãos governamentais e não governamentais, para ações visando a implementação da política nacional do idoso.

Na ocasião, foi apresentado o “Projeto Educar" que tem o objetivo de promover a inserção das temáticas e princípios que norteiam o Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003, nos currículos seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a Secretaria tem buscado estabelecer parcerias com órgãos e entidades vinculadas à pauta da educação para a construção de uma metodologia conjunta de implementação em todo território nacional.

A proposta é mobilizar o poder público e gestores da educação dos estados, municípios e do Distrito Federal na defesa dos direitos humanos da pessoa idosa, além da missão de conscientizar a sociedade sobre o tema, cumprindo o disposto no Artigo 22 do Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, que determina que "nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria."

Por meio de ofício, o Secretário Antônio Costa, considera a parceria com a Undime de extrema relevância para o projeto alcançar os objetivos propostos, por se tratar de uma entidade atuante na pauta da educação no país. “Ficaríamos agradecidos pela gentileza em nos apoiar na abordagem do tema no colegiado ampliado da entidade e na disponibilização de dados e informações que possam contribuir para juntos construirmos a melhor e mais adequada estratégia metodológica de implementação do projeto em âmbito nacional”, solicita.

Luiz Miguel reiterou a importância do tema e se comprometeu a solicitar ao Ministério da Educação acesso aos documentos dos currículos estaduais, no intuito de saber como o tema foi incluído nos currículos estaduais. “Precisamos preparar o Brasil para envelhecer e tratar desse assunto nas escolas é urgente.”, completa.

Fonte/Foto: Undime


Parceria institucional