14/03/2019 Undime RN

Todas as notícias Categorias

Undime-RN participa de reunião interestadual sobre proposta de erradicação do analfabetismo

Ocorreu nesta quarta-feira (13), no auditório do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP a reunião interestadual sobre proposta de erradicação do analfabetismo. A reunião foi promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura discutiu o Programa RN Alfabetizado.

Alexandre Soares, dirigente municipal de educação de Monte Alegre e presidente da Undime-RN esteve presente e defendeu a necessidade urgente da erradicação do analfabetismo, como ainda o combate a distorção idade-série e evasão escolar. “Precisamos muito caminhar juntos. Temos construído uma agenda conjunta, porque acreditamos que a união das instituições fortalecem as ações na educação. Sem dúvida a nossa se compromete nessa luta”, afirma o professor.   

A governadora Fátima Bezerra explicou que o objetivo do programa é reduzir os índices de analfabetismo por meio de parcerias com órgãos públicos, sociedade civil organizada e o próprio cidadão individualmente.

Por meio do RN Alfabetizado, o Governo do Estado pretende garantir que, em quatro anos, sejam alfabetizadas 100% das crianças, de até sete anos de idade, e reduzir em 50%, nesses quatro anos, e em 100%, até 2025, a taxa de analfabetismo absoluto de pessoas a partir dos 15 anos no Estado, promovendo a inclusão delas na educação de jovens e adultos. 

Com o programa, o governo espera melhorar a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte, que, de acordo com o IBGE, é de 15,76%, além de aumentar o índice de leitura do Estado, que é de 63,34%, conforme dados da pesquisa do Instituto Certus e Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE. 

Atualmente, existe um leque de projetos em andamento e, através do PactoAlfa, os órgãos públicos, privados e sociedade civil que aderirem ao novo programa poderão colaborar e, ou, apresentar uma iniciativa própria. Entre os projetos integrantes do PactoAlfa estão Alfabetização com Qualificação Social e Profissional, Alfabetização de jovens, adultos e idosos, Alfabetizo você, Alfabetização e Letramento, RN Mais Leitor.

 

Com informações do Sistema FIERN// Foto: Danilo/SEEC

Todas as notícias Todas as categorias