Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Manutenção e permanência do Fundeb é tema da nova edição da revista Educação Municipal

Todas as notícias Categorias

14/08/2019Undime

Manutenção e permanência do Fundeb é tema da nova edição da revista Educação Municipal

Não é novidade para aqueles que trabalham e defendem a educação pública que um dos principais mecanismos de redistribuição de recursos e da manutenção da Educação no país é o Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Uma das mais relevantes pautas dos educadores em 2019, ano que antecede o fim da vigência do fundo, o tema e seus desdobramentos preenchem as páginas da nova edição da revista Educação Municipal.

“Avançar na discussão de percentuais adequados às urgências das melhorias esperadas para a educação é questão sine qua non para definir onde e como queremos chegar”, escreve Alessio Costa Lima, presidente da Undime que é quem assina o editorial da revista. Os dirigentes municipais de educação têm pressa em discutir o tema – e avançar no debate – porque 2020 é último de vigência do fundo.

Na abertura do 17º Fórum Nacional da Undime, Costa Lima destacou que a instituição encampa a defesa do Fundeb e que toda e qualquer discussão acerca da educação deve ultrapassar as barreiras partidárias e prezar pela defesa da educação dos brasileiros. “A riqueza da Undime está justamente na sua diversidade”, disse. E emendou: “Não se faz educação de qualidade apenas com gestão ou boa vontade. É fundamental uma política de financiamento que assegure esse sistema de ensino.”

Clique aqui para acessar a Revista Educação Municipal.

Balanço – Também na abertura do Fórum, os participantes puderam ter uma ideia do que foi realizado no último biênio. Entre as muitas ações da Undime, foi lançado o Kit Educacional em 2017. Nele os novos prefeitos e dirigentes de educação tiveram acesso a informações fundamentais para o início da gestão.

Outra conquista foi a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Instituto Tim que rendeu o Busca Ativa Escolar. Quase três mil municípios já estão cadastrados no programa que visa mapear crianças e adolescentes que estão fora das escolas.

O Conviva Educação é outra inciativa que tem auxiliado as secretarias municipais. Com mais de 5 mil municípios cadastrados, a plataforma tem apoiado em temas como Plano Nacional de Educação (PNE), Mais Alfabetização e a Educação Infantil e Ensino Fundamental no âmbito da Base Nacional Comum Curricular.
Para saber mais sobre o que foi conquistado entre 2017 e 2019, clique aqui.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional