Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Undime é uma das 3 vencedoras do Prêmio Darcy Ribeiro 2019

Todas as notícias Categorias

14/08/2019Undime

Undime é uma das 3 vencedoras do Prêmio Darcy Ribeiro 2019

Entre 10 semifinalistas, instituição ficou em primeiro lugar na votação

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Na edição deste ano, os três vencedores foram:

- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
- Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE)
- Jayse Antônio da Silva Ferreira

O resultado foi divulgado na manhã de hoje (14), durante reunião realizada após a votação e apuração dos votos dos membros da Comissão de Educação. A Undime ficou em primeiro lugar na votação e recebeu 18 votos, seguidos de 14 votos para o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e 13 votos para o educador Jayse Antônio da Silva Ferreira.

O resultado é uma conquista histórica para a Undime, uma vez que essa é a primeira vez que a instituição é agraciada com o Prêmio Darcy Ribeiro.

Para concorrer ao Prêmio é preciso que a pessoa e/ou instituição seja indicado por um parlamentar do Legislativo Federal, isto é, deputados e senadores, totalizando 39 indicações. Depois disso, os membros da Comissão de Educação escolhem até 10 indicações. Na última etapa, realizada nesta quarta-feira (14), deputados titulares, e suplentes dos titulares ausentes, puderam escolher os 3 vencedores, por meio de votação secreta.

A Undime foi indicada pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), que por meio de ofício defendeu a indicação da instituição.

A Cerimônia de Outorga da medalha com a efígie do homenageado será no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no dia 29 de outubro de 2019.

Sobre os vencedores:

Undime - A Undime é uma entidade nacional que congrega os Dirigentes Municipais de Educação. Fundada em outubro de 1986, é uma associação civil sem fins lucrativos e autônoma. A função de articuladora é primordial. Por meio da Undime, as secretarias municipais de Educação estabelecem redes de troca de informações e experiências.

FNPE - O Fórum Nacional Popular de Educação é uma articulação inovadora, plural e representativa que reúne mais de 35 entidades nacionais do campo educacional que se mobilizam em defesa da educação em seu conjunto, sendo um estratégico espaço coletivo e democrático de construção de políticas educacionais. Entre as entidades que constroem o FNPE estão a CNTE, a Contee, o Proifes e a Fasubra, representando milhões de trabalhadores em educação das redes públicas e privadas, básica e superior; as entidades de estudos e pesquisas, como Anped, Anpae, Anfope, ABdC e Fineduca; a Campanha, o Mieib e os Fóruns de Eja do Brasil; a UNE e a Ubes, representando os estudantes, entre outras expressivas, importantes e representativas entidades nacionais com forte, histórica e qualificada atuação no campo educacional, em todas as etapas, níveis e modalidades.

Jayse Antônio da Silva Ferreira - O educador pernambucano Jayse Ferreira faz parte do Conectando Saberes, grupo com quase 400 educadores que compartilham boas práticas em todo o país. Atualmente, dá aulas a quase 500 estudantes entre 14 e 18 anos pelas redes estadual e municipal de ensino. Ele desenvolveu o projeto “Eu sou uma obra de arte – Etnias do mundo”, que tinha o propósito de valorizar a diversidade racial da escola e recebeu o 8º Prêmio Professores do Brasil, em 2014, concedido pelo Ministério da Educação. Em 2017, venceu pela segunda vez, na 10ª edição, com o projeto “Vamos encurtar essa história”.

Mais informações https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/premiodarcyribeiro

Fonte: Undime com informações da Agência Câmara


Parceria institucional