Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Fórum da Undime Bahia, em Salvador, reúne mais de 600 participantes

Todas as notícias Categorias

15/04/2019Undime

Fórum da Undime Bahia, em Salvador, reúne mais de 600 participantes

A Undime Bahia realizou até sexta-feira (12), em Salvador, o XVIII Fórum Estadual da Seccional. Com o tema "Gestão Municipal – Política de Currículo – Formação de Professores e o desafio de dizer não à padronização", o evento contou com a presença de mais de 230 municípios do Estado e mais de 600 participantes.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, esteve na abertura do Fórum, realizada na noite de quarta-feira (10). Na oportunidade, Alessio destacou a importância da Bahia para o cenário educacional brasileiro. “A Undime Bahia está no seu melhor momento, fruto de um trabalho construído coletivamente, por meio do presidente Williams que tem sido um exemplo inclusive para as outras Seccionais”.

A abertura do Fórum contou com a participação de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do Fórum Estadual de Educação.

Ainda na abertura, Alessio falou sobre a gestão pública da educação municipal e os órgãos de fiscalização. Para ele, o debate sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deve ser priorizado nas pautas de discussão nas diversas esferas públicas. “Esse é o momento de repensar nos recursos que são destinados aos municípios, onde tudo acontece, pois, a função redistributiva, preconizada na Constituição, precisa ser cumprida pela União”, disse ele, defendendo a manutenção do Fundo.

Além de atividades relacionadas a temas ligados às pautas contemporâneas da Educação, como formação de professores, financiamento, gestão democrática, os Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular, o Fórum contou com a presença do FNDE para debate em Plenária e, também, com várias oficinas voltadas para os mais diversos temas que envolvem os assuntos cotidianos dos Dirigentes Municipais e equipes técnicas das áreas administrativa e pedagógica.

Na tarde desta quinta-feira (11), Williams Panfile Santos Brandão, Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, foi reconduzido ao cargo de presidente da Seccional pelos próximos dois anos.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime BA


Parceria institucional