Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fórum Nacional de Educação divulga calendário das conferências municipais e estaduais como preparação para a Conae 2022

Todas as notícias Categorias

15/06/2021Undime

Fórum Nacional de Educação divulga calendário das conferências municipais e estaduais como preparação para a Conae 2022

Tema da quarta edição da Conferência será “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”

O Fórum Nacional de Educação divulgou o calendário de ações a serem realizadas em âmbito municipal, estadual e distrital, como preparação para a Conferência Nacional de Educação (Conae 2022). O cronograma prevê conferências a serem realizadas de 1º de agosto de 2021 até culminar na realização de 2022.

Realizada a cada quatro anos, a Conae representa um espaço democrático, aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional. A pauta terá os temas: Novo PNE 2024 – 2034; Sistema Nacional De Educação; Educação Nacional, abordando aspectos como formação de professores e continuada; BNCC – Currículos; financiamento, entre outros; e Equidade e Qualidade na Educação.

As Conferências Municipais de Educação devem ser realizadas de 1º de agosto a 31 de outubro de 2021. As Conferências Estaduais e Distrital de Educação de 1º de março a 30 de abril de 2022 e a Conferência Nacional de Educação em 23, 24 e 25 de novembro de 2022.

Para a Coordenadora do Fórum Nacional de Educação (FNE), Maria Ester Galvão de Carvalho, as Conferências Municipais representam um momento para se discutir as principais pautas para a Educação e como as políticas públicas interferem diretamente para que as metas do Plano Nacional de Educação sejam atingidas. “É tempo de se revisitar os Planos Municipais e de debater proativamente sobre os desafios e onde queremos chegar”, explica.

Ester reforça que o FNE conta com o apoio dos Secretários e Secretárias Municipais de Educação para que as conferências sejam realizadas em articulação com Conselhos e Fóruns e expressiva participação das comunidades escolares.

O Documento Referência desta quarta edição tem previsão de ser divulgado até o dia 30 de junho de 2021 e estará estruturado em três eixos: O PNE 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente, proposta do modelo.

Fonte: Undime (com informações do FNE)


Parceria institucional