Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Undime realiza 3ª reunião da Gestão Ampliada, em Belo Horizonte

Todas as notícias Categorias

16/03/2018Undime

Undime realiza 3ª reunião da Gestão Ampliada, em Belo Horizonte

O colegiado ampliado da Undime, grupo formado pelos membros da diretoria executiva, conselho fiscal e pelas presidências das seccionais, se reuniu nesta quinta-feira, 15 de março, em Belo Horizonte (MG), para debater assuntos da Undime e da conjuntura educacional. O encontro aconteceu durante a formação do Conviva Educação – uma iniciativa da Undime e de 12 instituições parceiras.

Essa foi a terceira reunião do grupo no biênio 2017/ 2019 e a primeira realizada em 2018. Entre outros assuntos, tratou-se da mobilização da Undime e suas seccionais para a Conferência Nacional de Educação (Conae), a organização para o 7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, além de informes e propostas de ações da instituição a serem desenvolvidas neste ano.

O presidente da Undime destacou que o momento foi bastante produtivo. “Aproveitamos o Mobiliza Conviva para reunir os membros do colegiado ampliado e pautar assuntos específicos da Undime que precisavam ser discutidos e deliberados pela instituição. Esses momentos também são sempre muito proveitosos e acabam estreitando os laços entre os dirigentes, fortalecendo a unidade de direção e decisão”, disse.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a proposta, ainda em discussão, apresentada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito da Educação Conectada. A política tem por objetivo universalizar o acesso à Internet de alta velocidade nas escolas, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias e o uso de conteúdos educacionais digitais em sala. Nesse sentido, a proposta do BNDES é, em parceria com o Ministério da Educação, criar uma seleção pública na qual estados, junto a municípios identificados por critérios técnicos e socioeconômicos, serão convidados a participar da elaboração de projetos para os quais serão alocados recursos.

Os critérios dessa seleção, bem como os demais processos ainda estão sendo discutidos. "O BNDES veio compartilhar com a Undime o desenho que tem sido feito de uma chamada pública para a gente poder apoiar alguns projetos em todo o país. Viemos apresentar alguns critérios e possibilidades para poder ouvir e ver se a gente pode, inclusive, melhorar a proposta”, disse a representante do Departamento de Educação do BNDES, Ana Christina Maia. Ela avaliou o espaço na reunião como positivo, pois os participantes fizeram contribuições à proposta que, segundo ela, poderão ser utilizadas para aprimorar alguns indicadores e incorporar sugestões. A previsão é que a chamada seja lançada no mês de abril.

Confira mais fotos da reunião:

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional