Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Censo Escolar: coleta da Situação do Aluno termina nesta sexta-feira (20)

Todas as notícias Categorias

16/03/2020Undime

Censo Escolar: coleta da Situação do Aluno termina nesta sexta-feira (20)

Os responsáveis pelo preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica nas escolas públicas e privadas do país devem informar a Situação do Aluno até esta sexta-feira (20). As informações se referem ao rendimento (aprovado e reprovado) e ao movimento (transferido, falecido e “deixou de frequentar”), ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2019. As informações devem ser preenchidas pelos representantes escolares, exclusivamente no Sistema Educacenso.

O Inep disponibiliza uma série de materiais com orientações sobre os principais conceitos utilizados para responder à pesquisa, que se encontram nos links ao final deste texto.

Mapa da Coleta ­­– A ferramenta possibilita o acompanhamento da Situação do Aluno do Censo Escolar 2019 e apresenta a quantidade de escolas e matrículas por estado, município e dependência administrativa. O Mapa da Coleta é atualizado diariamente e apresenta três painéis de informações.

- Mapa das escolas: apresenta o número de escolas que realizaram o encerramento do Censo Escolar no Sistema Educacenso (escolas fechadas) e o total de escolas que realizaram o encerramento do ano escolar e reabriram o sistema para retificação das informações declaradas (escolas retificando).

- Matrículas: apresenta o total e o percentual de matrículas com informação de rendimento ou movimento declarado por dependência administrativa, de acordo com o formato de declaração (migração e on-line).

- Escolas: apresenta o número e o percentual de escolas que realizaram “admissão após” no Sistema Educacenso e de escolas que ainda não iniciaram o preenchimento da Situação do Aluno no Censo Escolar 2019.

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira na área, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Participam do levantamento todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

Conheça a Cartilha da Situação do Aluno

Vídeos tutoriais sobre o preenchimento do Censo Escolar

Consulte as Perguntas Frequentes sobre o Censo Escolar

Acesse o Mapa da Coleta

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/2U9R3pX 


Parceria institucional