Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > IIPE Unesco abre inscrições para Programas Virtuais de Formação

Todas as notícias Categorias

17/03/2020Undime

IIPE Unesco abre inscrições para Programas Virtuais de Formação

São três programas totalmente adaptados ao idioma e ao contexto dos funcionários da educação do Brasil

O Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Escritório para a América Latina abre as inscrições para uma das ofertas regulares de formação, os Programas Virtuais de Formação. Este ano serão três programas totalmente adaptados ao idioma e ao contexto dos funcionários da educação do Brasil: Políticas Digitais em Educação, Políticas Docentes e Políticas de Avaliação em Educação.

O IIPE acredita que tem muito a contribuir em questões relacionadas à formação em planejamento. E, ao mesmo tempo, reforça que a experiência da Undime no trabalho com os municípios é fundamental para expandir o apoio do Instituto ao sistema educacional brasileiro.

Os três Programas de Formação Virtual serão oferecidos em língua portuguesa e com conteúdo adaptado às necessidades. Cada proposta de formação tem duração total de 20 semanas, totalizando 215h, com início em 20 de maio e final em outubro de 2020.

Programa Virtual de Formação em Políticas Digitais em Educação

O objetivo é fortalecer os processos de planejamento e gestão de políticas digitais em educação no contexto da América Latina. Durante os últimos anos, os países da região incorporaram diversos programas de imersão tecnológica e distribuição de equipamentos em seus sistemas educacionais. No entanto, seu potencial ainda não se vê refletido nos resultados alcançados. Por isso, é essencial desenvolver estratégias eficazes focadas na incorporação de tecnologias digitais nos sistemas educacionais.

Programa Virtual de Formação em Políticas de Avaliação em Educação

Nas últimas décadas, ocorreram importantes avanços em modelos e estratégias de avaliação educacional, que se refletem na criação de agências nacionais responsáveis pela aplicação de operações, no desenvolvimento de diversos sistemas de indicadores e na crescente participação dos países em estudos comparativos internacionais. O objetivo do programa é reconhecer a avaliação como parte indissociável da gestão e um instrumento fundamental para refletir e aprender sobre o trabalho realizado e para introduzir ajustes que aprimorem os processos e resultados das ações.

Programa Virtual de Formação em Políticas Docentes

As políticas docentes são uma área fundamental dos ministérios da educação. Embora possam haver mudanças na estratégia organizacional da educação escolar, será sempre necessário elaborar e garantir os processos pedagógicos. Para isso é imprescindível contar com docentes profissionalmente qualificados, capazes de assumir a tarefa de transmissão cultural que o sistema educacional requer. O objetivo deste programa é oferecer informações sobre tendências em políticas docentes, analisar os fundamentos que as sustentam e identificar questões controversas envolvidas em sua formulação, gestão e avaliação.

Para quem tiver interesse em fazer um dos cursos, o registro deve ser realizado diretamente pelo email formacion@iiep.unesco.org. O valor do curso é de US$1.300 (um mil e trezentos dólares). Para tanto, devem ser respeitados três requisitos de participação: acesso de qualidade à internet, motivação pessoal e disponibilidade de tempo.

Desde que os candidatos cumpram os requisitos acima mencionados e tenham real interesse em fazer o curso por conta própria, também é possível conseguir prazos e condições de pagamentos com desconto, negociados caso a caso, podendo chegar a até US$ 910 (novecentos e dez dólares), por aluno.

Os Programas Virtuais de Formação são uma das linhas de formação oferecidas pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) UNESCO, Escritório para a América Latina. Seu propósito é fornecer informações atualizadas sobre os processos de elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais na América Latina.

Essas ações visam ao cumprimento dos objetivos da Agenda Educação 2030, com o propósito de assegurar a educação inclusiva e equitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem o longo da vida para todas as pessoas (ODS 4).

Para mais informações, acesse o site do IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina, em português:  https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/pt. No site, o público brasileiro poderá encontrar informações sobre as quatro linhas de ação do IIPE (Formação, Pesquisa, Cooperação Técnica e Difusão) e conhecer tudo o que ele oferece aos 19 Estados-membros da América Latina desde 1998.

Período de inscrição: de 10 a 22 de abril de 2020
Início das aulas: 20 de maio de 2020
Duração: 5 meses

Clique nos links (https://undime.org.br/uploads/documentos/phpsT9H8m_5e6b9decc2aff.pdf);  (https://undime.org.br/uploads/documentos/phpbpPCXS_5e6b9e3477e8e.pdf) e confira mais informações sobre os Programas Virtuais de Formação.

Fonte: Undime com informações do IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina 


Parceria institucional