Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Seminário pauta a Educação como forma de proteção contra a violência

Todas as notícias Categorias

17/06/2019Undime

Seminário pauta a Educação como forma de proteção contra a violência

Evento acontece nesta segunda (17) e terça-feira (18), no Rio de Janeiro

Nesta segunda (17) e terça-feira (18), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Cidade Escola Aprendiz realizam o Seminário “Educação é Proteção contra a Violência,” no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo refletir sobre a educação como estratégia fundamental de proteção da vida e prevenção de diferentes tipos de violências contra crianças e adolescentes.

Pela programação, no primeiro dia do Seminário, será apresentado um cenário da educação como prevenção das violências, reunindo dados e recomendações sobre como o Brasil pode avançar na implementação de uma agenda de proteção, tendo a educação como catalisadora da rede intersetorial de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

No segundo dia, será discutido o enfrentamento da exclusão escolar – uma violação de direitos que atinge mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes no Brasil (Pnad/IBGE, 2015). A Busca Ativa Escolar é uma estratégia do Unicef e parceiros para enfrentar esse fenômeno. Ela está sendo implementada em diversos municípios do Rio de Janeiro que apresentarão suas experiências durante o evento.

A Undime participa do seminário e, na ocasião, está representada pelo presidente da Seccional RJ, professor Lenine Lemos, Dirigente Municipal de Educação de Queimados (RJ). Lenine participou da mesa de abertura do evento e, em sua fala, parabenizou a iniciativa e destacou os ataques que os professores têm sofrido nas redes sociais, equivocadamente, estando ele no contato direto com o aluno adolescente e vítima de violência também. Ressaltou ainda a importância da articulação e trabalho intersetorial para o grande desafio que é o enfrentamento da violência nas escolas e destacou o engajamento dos municípios na estratégia do Busca Ativa Escolar.

O seminário reúne especialistas, autoridades, sociedade civil e lideranças adolescentes, para discutir o impacto da violência na vida de crianças e adolescentes, e como a educação pode ser uma estratégia crucial de proteção de meninas e meninos contra as diferentes formas de violência. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Unicef e no Youtube https://www.youtube.com/UNICEFBrasil/.

Confira aqui a programação completa do seminário. 

Fonte: Undime com informações do Unicef/ Fotos: Undime RJ


Parceria institucional