Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime lança nova edição da Revista Educação Municipal

Todas as notícias Categorias

18/08/2022Undime

Undime lança nova edição da Revista Educação Municipal

Publicação é distribuída aos 1.300 participantes do 9º Fórum Nacional Extraordinário

 

Dirigentes Municipais de Educação, técnicos de secretarias de educação de todo o país e convidados que participam da 9ª edição do Fórum Nacional Extraordinário da Undime receberam, no ato do credenciamento no evento, a nova edição da Revista Educação Municipal. A publicação é uma iniciativa da Undime com apoio da Fundação Santillana.

A revista foi produzida especialmente para ser lançada e entregue aos participantes do Fórum. Entretanto, a fim de contemplar todos os gestores da área e a comunidade educacional, em breve ela estará disponível na versão digital.

Passado o período crítico da pandemia, esta edição da revista traz reportagens sobre o impacto desse momento na vida de gestores, professores e estudantes. O destaque de capa vai para a matéria que mostra que, apesar dos esforços de gestores e profissionais da educação para ofertar ensino não presencial e híbrido, a falta de aulas presenciais e os impactos relacionados às questões socioemocionais causados pela pandemia interferiram diretamente no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, por todo o território nacional. O momento é de recomeçar, planejar e agir a partir do que foi diagnosticado em avaliações realizadas para medir o impacto da pandemia. Trabalhar para recuperar as aprendizagens.

Também estão em destaque assuntos como a falta de acesso à internet que prejudica mais estudantes pobres no ensino não presencial; os efeitos da pandemia em uma das fases mais importantes da vida das crianças, a alfabetização; a educação infantil e os desafios pós-pandemia; e a lei que limita a arrecadação do ICMS dos estados, que ameaça os recursos do Novo Fundeb.

A publicação pauta ainda assuntos como a educação domiciliar, educação empreendedora, o Sistema Nacional de Educação, Busca Ativa Escolar, e a urgência em combater situações de violência, exploração e abusos contra crianças e adolescentes, além de casos relacionados a trabalho infantil.

As edições anteriores da Revista Educação Municipal estão disponíveis neste link.

Fonte: Undime


Parceria institucional