Você está aqui: Página Inicial > Notícia > TV Escola lança o Conexão Escolas, projeto voltado para professores, diretores e gestores da área da Educação

Todas as notícias Categorias

21/10/2019Undime

TV Escola lança o Conexão Escolas, projeto voltado para professores, diretores e gestores da área da Educação

 

A TV Escola inova mais uma vez na criação e na implementação de projetos voltados para a Educação. Com a missão e a vocação de acreditar e investir sempre na melhoria da qualidade do ensino brasileiro, lança o site Conexão Escolas, nova área de comunicação do portal da TV Escola, que é gerida pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

A produção é da Gerência de Formação de Professores da Diretoria de Educação, Comunicação e Cultura da TV Escola. Para o diretor geral da Roquette Pinto, Francisco Câmpera, o portal é um espaço para melhorar ainda mais a educação. "Esse espaço aqui, um dos objetivos dele é mostrar as melhores experiências que tem no Brasil, por que às vezes um professor que tá lá no interior, por exemplo, da Amazônia, ele vai nos dá uma ideia que a gente não sabe, não percebeu, não tem essa vivência. Então a gente abriu esse canal voltado para a capacitação do professor", afirmou. Já para Eduardo de Melo, diretor geral adjunto, o Conexão Escolas foi feito para facilitar o desempenho dos profissionais da educação. "A Roquette Pinto tem essa iniciativa de levar a esse público, principalmente professores, diretores e gestores, esse acervo de experiências e boas práticas onde a gente possa facilitar e desenvolver mais o desempenho de cada um, esse é o nosso objetivo.", acrescentou.

O jornalista e professor Marcus Tavares, gerente da área, informa que o site tem como público-alvo os professores, diretores e gestores públicos da educação de todo o país. A proposta é produzir e reunir conteúdos que auxiliam o trabalho dos profissionais da área.

"Além disso, queremos que o site sirva como um espaço qualificado de troca de ideias e experiências, bem como de interação e trabalho colaborativo entre os professores. Mais uma vez, o objetivo é dar vez e voz aos educadores, trazendo informações, dicas, propostas, ações e reflexões para a prática docente e para a gestão educacional”, acrescentou.

Inicialmente, o Conexão Escolas vai contar com cinco áreas:

  • Entrevistas - traz reflexões sobre o universo da Educação na visão de diferentes especialistas.
  • Minha Rede - apresenta projetos de gestão de escolas e/ou secretarias municipais e estaduais de Educação de todo o país.
  • Boas Práticas - mostra experiências de salas de aula desenvolvidas por professores da Educação Básica.
  • Estudo e Pesquisa - divulga trabalhos acadêmicos que ajudam a repensar a prática do ensino e da aprendizagem.
  • Reconectando - revisita histórias de escolas, professores e projetos educacionais já divulgados pela TV Escola, resgatando e atualizando o passado.

Para o lançamento, o Conexão Escolas traz, por exemplo, entrevistas com os professores Debora Garofalo e Jayse Ferreira, que ficaram no top do Global Teacher Prize (2019); com a escritora Ana Maria Machado, ganhadora do prêmio Hans Christian Andersen e que completa 50 anos de carreira; experiências de professores da Educação Básica de seis diferentes escolas do país; e projetos de gestão das secretarias estaduais de Educação de Alagoas, Bahia e Santa Catarina.

Quem acessar o site também poderá ter acesso à dissertação “O processo importa: relações entre processos escolares eficazes e o desempenho de alunos de escolas públicas em Minas Gerais”, de autoria da economista Ana Luíza Farage Silva, e à proposta de pesquisa sobre o uso do celular nas aulas de matemática que está em andamento em cinco universidades brasileiras. E, no Reconectando, será possível revisitar uma matéria de 2003, produzida pelo programa Salto para o Futuro, que visita o Núcleo Experimental de Cinema e Animação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Antes mesmo de estrear, os gestores do projeto já pensam no futuro para desenvolver cada vez mais conteúdos de qualidade. A ideia é incluir no portal uma seção de artigos, criar uma rede de professores para apoiar, divulgar e enviar pautas, uma seção de plano de aulas e o caderno professor, explicando como produzir e usar os conteúdos midiáticos/educativos em sala de aula.

Para acessar o Conexão Escolas, acesse o site tvescola.org.br/conexaoescolas.

Fonte: TV Escola


Parceria institucional