Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Em parceria com a Undime Pernambuco, governo do Estado lança programa Criança Alfabetizada

Todas as notícias Categorias

19/07/2019Undime

Em parceria com a Undime Pernambuco, governo do Estado lança programa Criança Alfabetizada

Objetivo é alfabetizar 330 mil alunos de escolas municipais de todo o estado

O governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Educação e Esportes lançou o "Programa Criança Alfabetizada". A iniciativa, que tem por objetivo apoiar os municípios na busca pela alfabetização até os 7 anos de idade e deve impactar cerca de 330 mil crianças, conta com o apoio técnico de parceiros como: Instituto Natura, Fundação Lemann e a Associação Bem Comum.

A Undime Pernambuco também é parceira do programa e, segundo o presidente da Seccional, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria (PE), que esteve presente na cerimônia de lançamento, a ação é muito bem vista pelos municípios por considerar algo que já era almejado, "o fortalecimento das políticas públicas para o ensino fundamental".

Com investimentos na ordem de R$ 50 milhões, a iniciativa tem como propósito apoiar os 184 municípios pernambucanos na busca pela alfabetização de crianças que estudam na rede pública, garantindo a aprendizagem.

“É um trabalho que sabemos que é fundamental e necessário para essa faixa etária. Estamos falando de alfabetização na idade certa. É um trabalho que começa com gestão, capacitação e reunião, para que tenhamos condições de levar de forma profissional esse projeto para todos os municípios. Nosso desejo é que todas as crianças, do Sertão à Regional Metropolitana do Recife, tenham educação de qualidade para que possam trilhar um caminho vitorioso”, disse o governador Paulo Câmara.

Beneficiados diretamente pelo programa, os municípios receberão material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O Programa prevê ainda a formação continuada para os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores; bolsas para coordenadores e formadores municipais; avaliação do Sistema de Avaliação de Educação de Pernambuco (Saepe) e avaliação de fluência para todos os estudantes do 1º e 2º anos; Prêmio Escola Destaque e apoio técnico e financeiro para as escolas com menores resultados.

O Criança Alfabetizada prevê uma nova distribuição do ICMS Socioambiental para os municípios. Com a lei sancionada pelo governador, a quantidade de indicadores será reduzida e a participação da educação no repasse aumentará dos atuais 3% para 18%, com implantação escalonada em seis anos. O programa foi lançado no dia 11 de julho e sancionado na última segunda-feira (15).

Fonte: Undime com informações da Secretaria de Educação de Pernambuco e Consed


Parceria institucional