Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Saeb - Questionários eletrônicos já podem ser respondidos por gestores

Todas as notícias Categorias

19/09/2019Undime

Saeb - Questionários eletrônicos já podem ser respondidos por gestores

Os diretores das escolas participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 já podem acessar os questionários eletrônicos. Eles fazem parte do processo de avaliação da educação básica brasileira. O formato digital é uma inovação desta edição do Saeb, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por aplicar a avaliação no país.

O Inep enviou o link dos questionários, via e-mail, para diretores das 73 mil escolas de educação básica dos 5.570 municípios brasileiros. Uma amostra de cerca de três mil diretores de escolas da educação infantil, que será avaliada pela primeira vez nesta edição, também já recebeu o acesso para responder aos questionários. Os diretores também são orientados a solicitar que os professores dessas escolas respondam aos questionários de turma.

Para os 7 milhões de estudantes e professores do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado que serão avaliados, continuam os questionários tradicionais, em papel. Para esse público, que totaliza 244 mil turmas, os questionários serão enviados com as provas.

Todo esse processo será monitorado pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep, e, caso seja necessário, alertas serão enviados ao público-alvo para incentivá-los a participar da pesquisa.

Perfil e recursos – Os diretores de escolas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª e 4ª séries do ensino médio, cujos estudantes farão as provas do Saeb, fornecerão dados sobre o perfil e a experiência dos gestores escolares, as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura do estabelecimento. O conjunto de perguntas permitirá conhecer melhor a realidade da educação nas escolas.

Secretários de educação – Os mais de cinco mil secretários estaduais e municipais recebem, nesta semana, os questionários com perguntas sobre o funcionamento das redes de ensino, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.

Provas – As provas do Saeb 2019 começarão a ser aplicadas nas escolas, em 21 de outubro. As avaliações de português e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio das escolas públicas. Para preservar a comparabilidade e a série histórica do Saeb, o conteúdo será baseado na matriz vigente. Uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas fará os testes de ciências da natureza e ciências humanas com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. A BNCC também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, que também participarão do Saeb pela primeira vez.

Saeb – O Saeb permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep

https://bit.ly/2lWhNwI 


Parceria institucional