Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Undime Alagoas pede apoio aos municípios do estado e reafirma defesa ao novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

19/11/2019Undime

Undime Alagoas pede apoio aos municípios do estado e reafirma defesa ao novo Fundeb

Nesta segunda-feira (18), o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Martins García, e o presidente da Seccional Alagoas, o Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos (AL), Rubens Araújo, se reuniram com prefeitos e dirigentes municipais de Educação para pedir o apoio dos municípios alagoanos ao novo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A reunião também contou com a participação e o apoio do deputado estadual Marcelo Beltrão.

Na ocasião, os educadores entregaram ao prefeito de Capela (AL), Adelmo Calheiros, coordenador da região central da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), um documento que defende a inclusão do Fundeb na Constituição Federal, com o objetivo de torná-lo permanente.

Na carta a Undime se posiciona em defesa do Fundo como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da Educação. Dentro da nova proposta a União dos Dirigentes Municipais de Educação solicita a inclusão do Fundeb no texto da Constituição Federal, a fim de torná-lo permanente; aumento progressivo do percentual de complementação da União, de acordo com a proposta pactuada com o Consed, dobrando para 20% no primeiro ano de vigência do Fundo, aumentando progressivamente em 2% ao ano até atingir 40% de complementação. Além disso a Undime solicita a incorporação do CAQI (Custo Aluno-Qualidade Inicial), como mecanismo de referência para cálculo do VAA (Valor Aluno-Ano), considerando, inclusive, as possíveis discrepâncias regionais; manutenção do percentual mínimo de 60% para remuneração dos profissionais do magistério, por tratar-se de uma categoria exclusiva da Educação e com piso salarial nacional definido em Lei.

"Com a mobilização da sociedade, com prefeitos dialogando com deputados, senadores e todos os envolvidos neste processo, nós teremos condições de fazer uma Educação com mais equidade, qualidade social, permitindo que tenhamos professores mais capacitados e condições de transporte e alimentação para os nossos alunos. Sobretudo defendemos um processo justo de uma maior distribuição de verba para os municípios que precisam de mais recursos para trabalhar. Desta forma, reforçamos o pedido de apoio e de mobilização quanto a defesa do novo Fundeb. Agradecemos a Undime Alagoas que está realizando este importante trabalho de diálogo direto com os municípios. Esperamos que todos os prefeitos possam contribuir com este processo tão importante para a sociedade brasileira que tem a Educação como sua principal ferramenta de transformação" destacou Luiz Miguel Garcia.

Fonte/Foto: Undime AL

https://bit.ly/37iPImt 


Parceria institucional