20/08/2018 Undime RN

Todas as notícias Categorias

Municípios do RN são convidados para o Dia de Mobilização sobre Versão Preliminar do Documento Curricular do Ensino para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Chamado de “Dia M” - Dia de Mobilização é uma iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN) que propõe aos 167 municípios potiguares articulações para contribuições no que se refere ao Documento preliminar do Currículo para Educação Infantil e do Ensino Fundamental do RN. A consulta pública foi aberta no início do mês, no dia 03 de agosto e segue até o fim do mês, dia 31 pelo site da Undime-RN ou no da Secretaria de Estadual de Educação.   

Os trabalhos para a consolidação do documento curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental para as escolas do Rio Grande Norte continuam até o fim do ano e todos devem participar. O documento servirá de referência para as escolas públicas e privadas do estado e seus 621 mil estudantes. 

Com isso a consulta pretende receber contribuições de professores das redes federal, estadual, municipal e privadas de ensino do RN, técnicos das secretarias municipais e estadual de ensino, técnicos das Diretorias Regionais de Ensino, coordenadores polos Undime, Conselhos Municipais de Educação (Uncme), estudantes e todo e qualquer cidadão interessado em contribuir na construção do documento curricular.

O Dia de Mobilização ocorrerá de acordo com a realidade da cidade. Para isso, a Undime-RN enviou a todas as cidades potiguares um documento que norteia a articulação e mobilização nos espaços escolares(baixe aqui), propondo um momento voltado para discussão e contribuição na plataforma online da Versão Preliminar do Documento Curricular do RN – Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de garantir um espaço de debate com todos os professores da rede local. 

Segundo a dirigente municipal da cidade de Ipanguaçu e presidente da Undime no RN, a professora Jeane Dantas, os municípios potiguares terão autonomia para definir a pauta ou outro dia para o Dia de Mobilização. “Encaminhamos algumas sugestões, como apresentação da plataforma online, como também dividir os professores por etapa, segmento e componente curricular e, também, formar um grupo de coordenadores pedagógicos e gestores para contribuírem com a introdução”, explica Jeane. Destacando ainda, que a participação das escolas e da comunidade escolar é de fundamental importância para a legitimidade do documento final. 

O documento preliminar disponível na plataforma foi construído pela equipe curricular do RN, constituída em regime de colaboração entre a Undime, Consed. Tudo isso com base em formações e diálogos dentro e fora do estado potiguar. 

Andrea Carla, uma das coordenadoras do documento no estado destaca que o dia de mobilização é mais uma estratégia para garantia da participação popular. “Pela primeira vez construímos um documento em regime de colaboração, entre Estado e município. Para que isso se torne real e eficiente é preciso que todos acessem a plataforma e contribuam. Dos educadores em seus municípios aos estudantes e professores das universidades, esse é um passo muito importante e que não podemos deixar passar sem ouvir e dar voz a todos”, destaca a coordenadora no estado potiguar.

Os interessados poderão ter acesso a documentos relacionados à educação infantil; introdução do documento curricular do ensino fundamental; arte; ciências; educação física; ensino religioso; geografia; história; língua inglesa; língua portuguesa e matemática. Para ter acesso basta entrar em um dos sites: rn.undime.org.br ou educacao.rn.gov.br.

Todas as notícias Todas as categorias