Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições abertas: estudantes e educadores de todo o Brasil já podem participar do Desafio Criativos da Escola 2021

Todas as notícias Categorias

21/05/2021Undime

Inscrições abertas: estudantes e educadores de todo o Brasil já podem participar do Desafio Criativos da Escola 2021

Ao cumprirem missões para elaborar projetos, alunos poderão bater um papo exclusivo com Lucas Penteado e ganhar kit de jogos, livros e histórias em quadrinho

Estão abertas, desde o dia 20/05, as inscrições para a 7ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana. Desde o ano passado, o Desafio foi reconfigurado e, por conta da pandemia, se transformou em uma jornada com duas etapas: Chama e Premiação. O Desafio reconhece e busca dar maior visibilidade para as transformações que estão sendo realizadas por estudantes, fortalecendo, assim, o protagonismo de crianças e adolescentes brasileiros.

Com o apoio de seus educadores, alunos e alunas dos Ensinos Fundamental e Médio deverão criar um projeto para melhorar problemas que os incomodam. Para isso, deverão formar grupos, criar um perfil no site do Desafio 2021 e realizar as missões. Ao longo da jornada, as equipes poderão contar com materiais para apoiar a elaboração do projeto, além de poderem receber recompensas incríveis como um kit com jogos, livros e histórias em quadrinhos, e um bate-papo exclusivo com o ex-BBB Lucas Penteado.

Para saber mais sobre o Desafio 2021, acesse o site!

“É um prazer convidar estudantes e educadores a participarem do Desafio Criativos da Escola de 2021, pois ele mobiliza jovens a se tornarem protagonistas das suas histórias de mudança, estimulando educadoras e educadores de diferentes áreas a se engajarem na atuação em suas comunidades. As ideias apresentadas pelas crianças e adolescentes devem evidenciar a criatividade, o protagonismo, a empatia e o trabalho em equipe desses alunos e alunas”, diz Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.

Etapa Chama

Os estudantes podem participar da Chama até o dia 01 de agosto. Será necessário formar equipes para cumprir as sete missões, que ajudarão o grupo a criar um projeto de transformação. Ao final, a equipe poderá inscrevê-lo na etapa da Premiação. Os grupos que realizarem todas as missões participarão de um bate papo fechado com o ator e ex-BBB Lucas Penteado. E as 10 equipes que estiverem entre as mais curtidas no site do Desafio vão ganhar um kit com jogos, livros e histórias em quadrinhos.

Etapa Premiação

A partir do dia 02 de agosto, os estudantes poderão se inscrever para a etapa Premiação. Esta segunda fase consiste em inscrever um projeto de transformação protagonizado pelos alunos, com apoio de um(a) educador(a). Para isso, o projeto precisa ter, pelo menos, uma ação que já esteja sendo colocada em prática. As equipes que tiverem participado da etapa anterior, poderão inscrever o projeto na Premiação. Porém, não é obrigatório participar das duas etapas. A Premiação vai selecionar até 50 grupos que receberão R$ 2 mil para investirem no projeto, além de serem nomeados como Embaixadores (as) Criativos da Escola.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

 

Fonte: Instituto Alana


Parceria institucional