Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições para Desafio Inova Escola são prorrogadas até 26 de agosto

Todas as notícias Categorias

22/08/2019Undime

Inscrições para Desafio Inova Escola são prorrogadas até 26 de agosto

 

Voltado para educadores, Desafio lançado pela Fundação Telefônica Vivo irá premiar projetos colaborativos de inovação nas escolas

Foi prorrogado o prazo de inscrições para o Desafio Inova Escola, uma iniciativa que visa estimular processos inovadores no âmbito escolar, em prol da construção de uma cultura de inovação na escola. Os educadores interessados têm até o dia 26 de agosto para se inscrever gratuitamente, pelo site do desafio (desafioinovaescola.org.br), em grupos de dois a oito educadores, vinculados a escolas de todo o país, da rede pública ou privada.

O projeto faz parte das comemorações de 20 anos da Fundação Telefônica Vivo, que tem a inovação educativa como eixo norteador para a criação de novas respostas para os desafios de qualidade e equidade da educação. O diferencial do Desafio é que os educadores constroem coletivamente planos que possam melhorar o ambiente escolar e não necessariamente inscrever projetos já estabelecidos. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, tem a intenção de contribuir para a garantia de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Ao realizar a inscrição, os educadores participam de uma trilha formativa, ou seja, um curso online e gratuito que os guiarão para a construção de seu plano de inovação. Os educadores percorrem a trilha ao seu tempo e realizam as atividades propostas que devem ser concluídas até o dia 12/9. Após essa fase, os planos serão avaliados para selecionar cinco destaques de cada região do país, totalizando 25 iniciativas. E, entre elas, um júri de especialistas irá escolher 5 projetos destaques, sem proporcionalidade por regiões, cuja revelação ocorrerá durante o IV Fórum de Inovação Educativa que será realizado em novembro, em São Paulo. As equipes finalistas receberão assessoria técnica especializada por seis meses, cuja função é de apoiar a implementação e avaliação-pós do plano e apoio financeiro de até R$ 10 mil por plano de inovação além de um intercâmbio entre representantes dos planos selecionados e outras escolas inovadoras brasileiras.

Para a premiação, é importante que os participantes utilizem os aprendizados e ferramentas disponibilizadas na trilha formativa e construam planos de modo coerente, colaborativo e, claro, inovador. Irão se destacar os planos de inovação que melhor atendam aos critérios do Desafio: apropriação das ferramentas propostas na Trilha Formativa; coerência no processo de elaboração do Plano de Inovação; viabilidade de implementação do plano de inovação; relevância do plano para o contexto da comunidade escolar; existência de processos colaborativos no desenvolvimento do plano de inovação; potencial inovador no desenvolvimento do plano.

Outra característica que diferencia o Desafio Inova Escola é que não é necessária nenhuma experiência no tema ou ter um projeto implantado para participar. Só a vontade de mudar, de melhorar algo na escola, uma vez que a trilha formativa fornecerá as ferramentas para apoiar a construção do plano. Composta por cinco módulos, a formação oferece atividades online, além de ações que devem ser executadas nas escolas com o envolvimento de outros atores da comunidade escolar. Todos as equipes que concluírem a trilha formativa receberão certificado digital de participação para cada integrante da equipe, com a carga horária de 32 horas. A proposta é instaurar um movimento de aprendizagem contínua, direcionando os esforços para a construção de soluções inovadoras para os desafios identificados pela equipe. O resultado de cada uma das atividades indicadas será sistematizado, servindo tanto como objeto de análise na seleção quanto para a autorreflexão do grupo.

O Desafio Inova escola conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. A iniciativa também tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

“Acreditamos que a construção colaborativa é a melhor forma de implantar novos conceitos na educação. Tudo na Fundação segue este fluxo e não seria diferente no Desafio. Os parceiros foram fundamentais na construção de toda a metodologia, desde o fluxo de informações à validação de ideias. Todo o planejamento do Desafio Inova Escola foi uma construção coletiva, ouvimos especialistas, técnicos e escolas e cada um de nossos parceiros colocou sua experiência à disposição do projeto. Isso faz dele um prêmio ainda mais completo e especial”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Fonte: Fundação Telefônica Vivo


Parceria institucional